NOTÍCIAS

Dezembro vermelho: Saúde participa de workshop voltado para panorama e prevenção ao HIV/Aids
Última atualização: 18 de Dezembro de 2023 - 15:22

Evento iniciou nesta segunda-feira (18/12) na FMT-HVD

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, nesta segunda-feira (18/12), de um workshop para abordar o panorama e a prevenção ao HIV/Aids no estado. A abertura do evento ocorreu na Fundação de Medicina Tropical - Heitor Vieira Dourado, em Manaus.

O objetivo da programação é discutir sobre os desafios do enfrentamento ao vírus e à doença. Com o tema “O que temos e o que queremos?”, a iniciativa foi coordenada pelo Fórum Amazonas de Organização da Sociedade Civil, Infecção Sexualmente Transmissível, HIV/Aids, Hepatites virais e tuberculose. 

Além das Organizações da Sociedade Civil, FVS-RCP e SES-AM, também participaram da iniciativa o Instituto Leônidas & Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz Amazônia), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e de Tabatinga e Aids Healthcare Foundation (AHF), Frente Parlamentar de IST/Aids e Pessoas Vivendo com HIV, Conselho de Saúde de Manaus, Comitê Estadual de Controle da Tuberculose, e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas. 

Durante a iniciativa, foi apresentado o cenário de HIV/Aids no Amazonas a partir dos dados disponíveis em painel epidemiológico da FVS-RCP, em: https://www.fvs.am.gov.br/dadossaude. Em dezembro, com a campanha Dezembro Vermelho, o Amazonas alerta para a prevenção ao HIV/Aids. 

“Essas iniciativas são importantes para fortalecer o enfrentamento ao HIV/Aids, assim como às IST’s. A campanha Dezembro Vermelho visa quebrar barreiras e promover diálogos abertos sobre a prevenção e apoio àqueles que vivem com HIV/Aids”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que participou da iniciativa. Na Fundação, as ações relacionadas ao tema são desenvolvidas pelo Programa Estadual de HIV/Aids. 

Para a coordenadora do Fórum Amazonas OSC/IST/HIV/Aids/HV e TB, Evalcilene Santos, a iniciativa implica no fortalecimento da política de prevenção do HIV/Aids e na acolhida das pessoas que vivem com HIV/Aids no Amazonas, ressaltando a importância das OSC’s. “Os movimentos sociais estão todos os dias trabalhando e lutando para que as pessoas não sejam mais infectadas, principalmente os jovens“, disse.

Cenário epidemiológico

No Amazonas, de 2022 a 2023, foram registrados 4.194 casos de HIV/Aids, sendo 2.407 em 2022 (janeiro a dezembro) e 1.787 em 2023 (janeiro a novembro). No período de janeiro a novembro de 2022, foram registrados 2.253. Os dados estão disponíveis no Painel Epidemiológico HIV/Aids do Amazonas, em: https://abre.ai/hESq.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

Legenda: Atividade ocorreu na Fundação de Medicina Tropical.