Amazonas divulga informe epidemiológico de esporotricose
Última atualização: 22 de Dezembro de 2023 - 11:07

Informe está disponível no site da FVS-RCP, https://abre.ai/hHBu

O Grupo de Trabalho (GT) interinstitucional de monitoramento de esporotricose no Amazonas divulga, nesta sexta-feira (22/12), o informe epidemiológico de esporotricose humana e animal, uma infecção subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix. O documento está disponível no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), https://abre.ai/hHBu.

O informe é dividido em dados de esporotricose humana, notificados à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); e esporotricose animal de Manaus, notificados à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da capital.

Esporotricose humana

No Amazonas, de janeiro até o dia 16 dezembro, foram notificados 696 casos de esporotricose humana, sendo 575 confirmados e 44 estão em investigação. Não há óbitos relacionados à doença. Os casos confirmados correspondem a pessoas residentes em Manaus (553), Presidente Figueiredo (9), Barcelos (8), Iranduba (3), Urucurituba (1) e Carauari (1).

Esporotricose animal

Em Manaus, de janeiro a novembro, foram notificados 2.240 casos de esporotricose animal, sendo 1.998 confirmados. Foram registradas 450 eutanásias/óbitos. A maior quantidade de animais é gatos (98,7%), seguidos de cães (0,8%). Os animais envolvidos são, em maioria (68%), machos.

GT Esporotricose

Além da FVS-RCP, fazem parte do GT as seguintes instituições: Fundação de Medicina Tropical - Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia "Alfredo da Matta" (Fuham), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amazonas (CRMV-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

Sobre a esporotricose

A esporotricose é uma infecção por fungos do gênero Sporothrix, que vive naturalmente no solo, em cascas de árvores e na vegetação em decomposição, podendo infectar humanos, gatos, cães e outros mamíferos.

A transmissão para humanos ocorre pela implantação do fungo na pele ou mucosa, por meio de contato com espinhos, palha ou lascas de madeira que estiveram em contato com vegetais em decomposição contaminados pelo fungo. Em caso de suspeita de esporotricose humana, procurar uma unidade de saúde.

Os animais podem transmitir a doença para humanos e outros animais por meio de arranhadura, mordedura ou lambedura e pelo contato com secreções respiratórias e lesões na pele e mucosas. Em caso de suspeita de esporotricose animal, a orientação é levar o animal ao veterinário, com urgência.

FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP