NOTÍCIAS

Boletim epidemiológico: Saúde divulga mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Amazonas
Última atualização: 26 de Dezembro de 2023 - 16:23

Documento está disponível em https://abre.ai/hJjL

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulga, nesta terça-feira (26/12), a Situação Epidemiológica da Violência Autoprovocada no Amazonas no período de 2018 a 2022, com dados de mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas. O documento está disponível em: https://abre.ai/hJjL.

O suicídio é um problema de saúde pública com impactos na sociedade, conforme a Organização Mundial da Saúde. Para promover a saúde e combater a violência no Amazonas, a Vigilância em Saúde visa, com a divulgação do boletim, reforçar e estimular o trabalho intersetorial no enfrentamento desse agravo.

“Enfrentando o estigma de forma responsável, a vigilância reforça a importância do trabalho intersetorial e capacitação dos profissionais para identificação e intervenção precoce como estratégias necessárias para prevenção de lesões autoprovocadas e óbitos”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Segundo Cassandra Torres, coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) no Amazonas, é preciso estudar o suicídio e as lesões autoprovocadas. “Aprofundar no conhecimento desses fenômenos é importante para a elaboração de políticas públicas que permitam o correto enfrentamento do problema e da sua prevenção”, ressalta.

A VIVA está inserida na Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT) da FVS-RCP.

Situação epidemiológica

No período de 2018 a 2022, o Amazonas registrou 1.367 óbitos por suicídio, sendo 231 em 2018, 238 em 2019, 312 em 2020, 294 em 2021 e 292 em 2022. No cenário de lesões autoprovocadas, foram notificados 2.467 casos de lesões autoprovocadas no Amazonas no período de 2018 a 2022. No boletim, estão disponíveis dados detalhados dos agravos, como casos por município do Amazonas, proporção por sexo, faixa etária, local de ocorrência e causas.

 

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP

Legenda: Boletim foi divulgado nesta terça-feira (26/12)