Carnaval na Floresta: Saúde combina folia com prevenção a doenças no Sambódromo de Manaus
Última atualização: 3 de Fevereiro de 2024 - 21:07

Bloco reúne agentes de instituições de saúde do Governo do Amazonas

Representantes de instituições de saúde do Governo do Amazonas desfilaram, neste sábado (03/02), alertando para a prevenção a doenças e infecções, além da importância da doação de sangue, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho - Sambódromo de Manaus. A iniciativa reuniu foliões e contou com o envolvimento de diferentes instituições que passaram pela avenida do samba.

A iniciativa do "Bloco da Prevenção - Na folia com saúde" é uma estratégia de prevenção, educação em saúde e mobilização social e é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O Bloco da Prevenção reúne o alerta para medidas preventivas de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, com a ala “Xô mosquito”; importância da atualização do esquema vacinal; prevenção à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes; prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis; além de importância da doação de sangue.

No bloco, também participaram o “Bloco do Vampirão” da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o Fórum Amazonas de Organização da Sociedade Civil, Infecção Sexualmente Transmissível, HIV/Aids, Hepatites virais e tuberculose;  Associação de Redução de Danos do Amazonas; Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas; Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

“É importante o trabalho integrado no Carnaval para fortalecermos a importância da prevenção contra doenças e infecções, além de contar com parceiros que também destacam a importância de outras ações de saúde, como a doação de sangue. Por isso, no Bloco da Prevenção, destacamos a importância de brincar com saúde”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Alexsandro Melo, responsável pelas ações na área de Vigilância Epidemiológica na FVS-RCP, acrescenta que o objetivo do Bloco da Prevenção é enfatizar a prevenção de doenças mesmo durante festas. “No Carnaval, é interessante a gente tomar mais cuidado do que se toma normalmente. Precisamos usar preservativo, fazer uso da prevenção combinada. Precisamos alertar e trazer essa informação para a população”, disse.

Para Elmara Lopes, da gerência de ensino da FVS-RCP, participar do Bloco da Prevenção é uma grande expectativa. “A FVS sempre tem a honra de participar desse desfile e fortalecer a prevenção a essas doenças que a gente trabalha durante o ano todo. O Carnaval é mais uma fonte de energia para que a gente leve os nossos trabalhos de prevenção ao longo do ano”, afirmou.

Vampirão

O Bloco do Vampirão ocorre há mais de 20 anos reunindo servidores da Fundação Hemoam que aproveitam o Carnaval para destacar a importância da doação. Com o tema “Doe sangue antes da folia, faça a diferença e salve vidas”, os brincantes passaram pela avenida do samba com cartazes, faixas e personagens de vampiro exaltando o ato solidário de doar sangue.

“Para nós do Hemoam esse é um momento ímpar em que juntamos a alegria do carnaval com esse gesto tão simples, no entanto, fundamental para garantir esperança e saúde para outras pessoas. A doação de sangue sem dúvida é um gesto de amor ao próximo”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

Legenda: Bloco da Prevenção desfilou neste sábado (03/02).