Integração: Vigilância em Saúde Estadual participa de Seminário sobre Saúde e Meio Ambiente na Amazônia
Última atualização: 20 de Fevereiro de 2024 - 17:50

Evento concluiu a segunda parte de debates sobre o fortalecimento do SUS na Amazônia

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participou do Seminário Saúde e Meio Ambiente na Amazônia – Integração para cenários futuros (etapa Manaus), promovido pela Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

O evento ocorreu no hotel Intercity Premium e concluiu a segunda parte de debates sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Amazônia, discutido em um primeiro momento na cidade de Porto Velho (RO), em maio de 2023, e como terceira e última etapa, em Belém (PA).

Na ocasião, a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, ressaltou o espaço para o diálogo entre Ministério da Saúde, Fiocruz, movimentos sociais e outras instituições da região amazônica. “É através da construção coletiva que será possível contemplarmos propostas dos mais diferentes segmentos que integram a área da Saúde Coletiva num Plano de Saúde para a Amazônia", ressaltou Stefanie.

Presente no evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, agradeceu o convite para participar das discussões sobre o avanço da saúde no contexto amazônico.

“O Amazonas tem suas características desde a extensão territorial, áreas de difícil acesso, fronteiriças, com a presença de população vulnerável às condições de saúde e ambiente. Então, é preciso sim um olhar diferenciado e este seminário é mais um passo para integração entre a vigilância em saúde, os desafios no âmbito ambiental e a importância da pesquisa”, avaliou Tatyana.

Representando a esfera federal, a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância e Ambiente (SVSA), Alda Maria da Cruz, destacou que, para este encontro, estão presentes diversos setores do Ministério da Saúde para juntos fortalecer essa iniciativa.

“Estamos aqui com a oportunidade de contribuir para esse processo, que ações como estas são fundamentais não só apenas para a região amazônica, mas para a população brasileira, pois a Amazônia é 100% do nosso território, então, todos nós temos muita responsabilidade com o que ocorre nesse território”, ponderou Alda.

O seminário contou com a organização do Ministério da Saúde, do Instituto Leônidas e Maria Deane - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), do Instituto Evandro Chagas, da Fiocruz Rondônia, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a participação de representantes de instituições do Amazonas e o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).

FOTOS: Anne Alves/ FVS-RCP

Legenda: Técnicos discutiram sobre a integração Saúde e Meio Ambiente na Amazônia em evento.