Vigilância em Saúde lança edital para Iniciação Científica nesta segunda-feira
Última atualização: 26 de Fevereiro de 2024 - 11:43

A Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), lança, nesta segunda-feira (26/02), o edital para  o Programa de Iniciação Científica (Paic) 2024/2025. Nesta edição, são ofertadas 14 bolsas de estudo e o edital detalhado pode ser acessado no abre.ai/i1fh.

As inscrições dos alunos de graduação interessados podem ser realizadas no período de 28 de fevereiro a 20 de março pelo link abre.ai/i0UV. O resultado final será divulgado dia 25 de abril.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, lembra que, pela FVS-RCP, ao longo das nove edições do programa na Fundação, já foram realizadas 78 pesquisas em vigilância em saúde e outras 13 estão em andamento.  “É uma estratégia de contribuir para formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na região Amazônica”, avalia Tatyana.

O coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da FVS-RCP, Timóteo Watanabe, explica que os estudantes de graduação de nível superior em instituições públicas ou privadas, após a inscrição, podem acessar, no site na categoria da fundação, uma lista com os pesquisadores no link https://abre.ai/i1hQ. “Entre as etapas da seleção inclui, escolher e entrar em contato com o servidor/pesquisador juntamente com a área de atuação para verificação dos projetos”, esclarece Timóteo.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), integrante na FVS-RCP, Lara Bezerra, que também é pesquisadora em saúde pública, destaca a importância da pesquisa para a formação profissional dos estudantes de graduação. “É de suma importância essa aproximação com a pesquisa. Esse contato, desde a graduação, estudando agravos de relevância, podendo estar traçando intervenções na saúde pública do Estado, havendo crescimento profissional e na caminhada acadêmica”, destaca Lara.

Sobre o Paic

O Paic é um programa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que incentiva e fomenta iniciativas na ciência por meio dos serviços de saúde no Estado.

FOTOS: Arquivo/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

Legenda: O edital Paic FVS 2024/2025 disponibiliza 14 bolsas de estudo para estudantes de nível superior.