NOTÍCIAS

Treinamento em epidemiologia capacita profissionais para atuação para situações de emergência em saúde
Última atualização: 4 de Março de 2024 - 16:18

Módulo intermediário dispõe de 50 participantes 

 

O Amazonas recebe, a partir desta segunda-feira (04/03), o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). A iniciativa é do Ministério da Saúde, pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participa do treinamento.

O curso ocorre, até sexta-feira (08/03), e tem o objetivo de aprimorar a capacidade técnica de profissionais de nível superior, por meio de treinamento de serviço, para atuar frente às investigações epidemiológicas em situações de emergência em saúde pública.

O programa é realizado em parceria com instituições e especialistas, contando com aulas teóricas e práticas, contemplando vigilância em saúde, métodos epidemiológicos, investigação de surtos e comunicação em saúde.

Também participaram da abertura do curso representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), da Secretaria de Municipal de Saúde de Manaus, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Amazonas.

Egressa do curso, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que o programa foi implementado em 2000 e está disponível em três níveis: fundamental, intermediário e avançado. “Hoje, são 13 profissionais do Amazonas participando sendo capacitados para epidemiologia de campo nos serviços de saúde”, destaca Tatyana.

Danielly Soares, ponto focal do EpiSUS no Ministério da Saúde, destaca que o curso fortalece a tomada de decisão de gestores de saúde. “Nosso objetivo é qualificar esses profissionais para que eles estejam melhor preparados para atuar em contexto de emergência de saúde, respondendo oportunamente, fazendo detecção oportuna e análise de dados”, afirma.

A professora do curso EpiSUS, Fernanda Bruzadelli, enfatiza  que o módulo realizado em Manaus é uma preparação para um trabalho de campo que os profissionais de saúde que fazem parte do curso vão realizar nos próximos meses. “Esse trabalho de campo vai ser a aplicação do conhecimento que eles tiveram durante todo o curso em módulos teóricos”, disse.

Para uma das profissionais que cursam o módulo do treinamento, Roberta Danielli, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs) na FVS-RCP, o programa contribui, ainda, na gestão de informações. “O curso foca em fornecer habilidade prática nos desafios epidemiológicos, contribuindo no profissional e na qualidade da informação”, enfatiza Roberta.

 

 

 

Fotos: Antonio Lima/Secom

Legenda: Treinamento segue até sexta-feira (08/03).