NOTÍCIAS

Vacinação contra dengue é ampliada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no Amazonas
Última atualização: 7 de Março de 2024 - 11:46

Ampliação segue orientação do Ministério da Saúde

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), amplia, a partir desta quinta-feira (07/03), a campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

Esta iniciativa segue orientações do Ministério da Saúde e é uma oportunidade para alcançar mais faixas etárias, ampliando a imunoproteção do público alvo da vacina contra a dengue. A ampliação conta em Nota Técnica disponível em: https://abre.ai/i8Kc .

A vacina contra a dengue é uma medida preventiva complementar para reduzir não apenas o número de casos da doença, mas também a gravidade dos casos. “A vacinação é uma das principais intervenções em saúde pública. Então, convocamos todos os pais e responsáveis para levarem as crianças e adolescentes para a vacinação”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A vacina contra a dengue está sendo destinada, pelo Ministério da Saúde, a 12 municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

Esses municípios integram a região de saúde reconhecida pelo Ministério da Saúde como "Manaus, entorno e Alto Rio Negro", área que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses. Além da vacinação, é importante que a população siga, de forma contínua, as medidas preventivas contra as arboviroses, como a eliminação de criadouros de mosquitos.

“É preciso manter a prevenção, fazendo o checklist de 10 minutos e eliminar os criadouros de forma contínua, verificando todo e qualquer recipiente que possa acumular água em nossa residência e nos arredores”, acrescenta Elder Figueira, responsável pela Vigilância Ambiental da FVS-RCP.

 

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP

LEGENDA: Ampliação da faixa etária segue orientação do Ministério da Saúde.