NOTÍCIAS

Saúde divulga informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas
Última atualização: 7 de Março de 2024 - 17:30

Levantamento da FVS-RCP está disponível em: abre.ai/i9dj

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES), divulga, nesta quinta-feira (07/03) o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. O levantamento está disponível no site da FVS-RCP, em abre.ai/i9dj .

No Amazonas, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (07/03), foram notificados 15.401 casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 2.595 para dengue, 7 para Chikungunya, 14 para Zika, especificamente por critério laboratorial, 1.809 casos de Febre Oropouche, 10 casos de Febre do Mayaro. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses: Manaus (6.085), Tefé (869), Manacapuru (854), Coari (655), Lábrea (654), Carauari (652), Iranduba (545), Tonatins (404),  Envira (351), e Presidente Figueiredo (282).

Dengue

Com o informe, além de apresentar o total de notificações de casos suspeitos, a FVS-RCP passa a divulgar casos confirmados de dengue por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico.

A mudança na divulgação segue orientação do monitoramento nacional de arboviroses do Ministério da Saúde e representa um detalhamento epidemiológico necessário para melhor compreensão do cenário.

Oropouche

A identificação dos casos confirmados de Febre Oropouche ocorre a partir de investigação dos descartados de dengue.

 

FOTO:Divulgação/FVS-RCP