Vigilância Hospitalar Estadual realiza visita técnica em Hospital Regional de Tefé
Última atualização: 20 de Março de 2024 - 15:22

Visita técnica contemplou a unidade hospitalar

Buscando o fortalecimento da Vigilância Hospitalar, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, realiza, até esta quarta-feira (20/03), visita técnica ao Hospital Regional de Tefé, em Tefé (a 522 quilômetros de Manaus).

A visita técnica inclui ações educativas para o fortalecimento das atividades do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), Serviço de Controle Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e o Núcleo de Segurança do Paciente do município.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância da ação na cidade. “Os técnicos da FVS-RCP apoiam de forma integral as secretarias municipais de saúde com a atualização contínua nos processos adequados para melhor atender a população”, disse.

Presente em Tefé, a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade, Evelyn Campelo, acrescenta que a visita técnica serve também para fortalecer e apoiar as equipes de vigilância hospitalar e de controle de infecção, já que os profissionais responsáveis por ações, como a vigilância epidemiológica de doenças de notificação compulsória e controle de doenças em serviço de saúde e prevenção de acidentes a pacientes, que são de interesse para a saúde pública.

“Os núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, além da Segurança do Paciente, são os setores responsáveis pelo planejamento e execução das ações de no ambiente de serviço de saúde. Neste sentido, estes profissionais precisam ser críticos e sensíveis às possíveis mudanças de cenário epidemiológico e na garantia de ambiente seguro”, argumentou Evelyn.

Vigilância Hospitalar

As equipes que atuam em Núcleos de Vigilância Hospitalar são responsáveis pela vigilância permanente dos problemas de saúde que podem pôr em risco a saúde da população.

Além disso, os profissionais do Serviço de Controle Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Segurança do Paciente desempenham papéis importantes na garantia da segurança e qualidade dos serviços de saúde dentro da unidade de saúde.

Ambos os núcleos trabalham em conjunto para garantir um ambiente hospitalar seguro, onde os pacientes recebam cuidados de total atenção e segurança, minimizando os riscos de complicações e promovendo melhores resultados.

Fotos: Divulgação/ FVS-RCP

Legenda: Visita técnica foi realizada em Tefé.