NOTÍCIAS

FVS-RCP destaca importância da vigilância da qualidade da água no I Workshop Água e Clima: Saberes da Amazônia
Última atualização: 22 de Março de 2024 - 15:20

Palestra ocorreu na sede da Sema

 

A importância da vigilância da qualidade da água foi tema de palestra no I Workshop Água e Clima: Saberes da Amazônia, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A gestão estadual da vigilância da qualidade da água para consumo humano é realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

O I Workshop Água e Clima: Saberes da Amazônia, realizado pela Sema, ocorreu, na quinta-feira (21/03), no auditório da Sema, reuniu diversos órgãos e entidades em alusão ao Dia Internacional das Florestas e ao Dia Mundial da Água.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a temática da qualidade da água é transversal. “A vigilância em saúde da água desempenha um papel estratégico na preservação dos recursos naturais e na prevenção de doenças transmitidas pela água”, destaca a diretora.

No “Painel I: Práticas sustentáveis de cuidado da água”, uma das palestrantes, Raiane Aila, técnica da Gerência de Recursos Não-Biológicos no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, discorreu sobre o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

“É fundamental reconhecer que a preservação da qualidade da água é essencial para a saúde pública e para a sustentabilidade ambiental. No contexto do Vigiagua, é estratégico implementar práticas sustentáveis de cuidado da água, garantindo não apenas a saúde das comunidades, mas também a preservação dos recursos hídricos para as gerações futuras”, afirma Raiane.

Instituições participantes

Além da FVS-RCP, outras instituições renomadas estiveram presentes no evento, como a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o Instituto Leônidas e Maria Deane - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Centro Regional/Manaus do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia de Manaus - CR-MN (CENSIPAM), o Serviço Geológico do Brasil, e o Subcomando de Ações de Defesa Civil do Estado do Amazonas (SUBCOMADEC).

 

 

FOTOS: Noir Miranda/Sema

Legenda: Representantes da FVS-RCP participam das discussões sobre os indicadores da saúde da Região Alto Solimões.