Faça Bonito: FVS-RCP divulga Boletim Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Amazonas
Última atualização: 18 de Maio de 2024 - 12:42
Boletim contempla dados de 2019 a 2023 e está disponível no site da FVS-RCP
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, neste sábado (18/05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga o Boletim Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado do Amazonas, abrangendo o período de 2019 a 2023.
O boletim está disponível no link ao fim deste texto. No Amazonas, foram notificados 9.035 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2019 e 2023. A análise epidemiológica destaca que a faixa etária mais afetada concentra-se entre 10 e 14 anos, abrangendo mais da metade dos casos notificados, 54,1%.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os dados enfatizam análise dos padrões sociodemográficos que delineiam o perfil das vítimas desse tipo de violência. “Este boletim é um instrumento para entender a gravidade desse problema e orientar políticas públicas eficazes de prevenção e combate", afirmou a diretora Tatyana.
O boletim ressalta que 37,3% das vítimas estavam na “5ª à 8ª série incompleta", em termos de escolaridade. Em relação aos locais de ocorrência, 80,5% dos casos de violência sexual ocorreram na residência, e menos da metade dos casos notificados (40,8%) foram encaminhados ao Conselho Tutelar.
A coordenadora da vigilância de violências e acidentes (VIVA) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres, acrescenta que esses dados destacam a importância da educação e da conscientização nas escolas para prevenir a violência sexual.
“Essa faixa etária é especialmente vulnerável devido às mudanças físicas, emocionais e sociais pelas quais estão passando. Isso evidencia a necessidade de fortalecer os mecanismos de proteção e denúncia", afirma Cassandra.
Link do boletim: https://www.fvs.am.gov.br/media/publicacao/Boletim_n.05_Boletim_Epidemiol%C3%B3gico_da_Viol%C3%AAncia_Sexual_contra_Crian%C3%A7as_e_Ado_PuQgi0Y.pdf
Ato Faça Bonito
Ainda neste sábado (18/05), a FVS-RCP participou do ato público "Faça Bonito vai à Praça", em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu, na manhã deste sábado, na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como “Praça da Polícia”), no Centro de Manaus.
Na ocasião, o responsável pelo Planejamento, Emergência em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, destacou a importância das instituições agirem de forma integrada no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. "É preciso agir de forma integrada, com as instituições e serviços da saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e assistência social para que possamos intervir de forma oportuna nessas violências", disse.
FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP , Girlene Medeiros/FVS-RCP
Legenda: No dia nacional, FVS-RCP divulga boletim ampliado e participa de ato em Manaus.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.