FVS-RCP realiza treinamento on-line sobre fortalecimento de vigilância da água para consumo humano
Última atualização: 5 de Junho de 2024 - 13:23
Evento foi realizado nesta quarta-feira (05/06)
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (05/06), um treinamento on-line voltado para fortalecer a vigilância em saúde da qualidade da água para consumo humano no Amazonas.
O treinamento é voltado para técnicos das Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas e incluiu foco no cenário do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, conhecido como Vigiagua, no estado. A atividade ocorre, ainda, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da iniciativa para a saúde pública. "Este treinamento é uma oportunidade valiosa para discutir o panorama atual do Programa Vigiagua no Amazonas e para destacar o papel fundamental das ações do programa na proteção da saúde da população”, afirma.
Durante o evento, foram abordados diversos tópicos, incluindo a apresentação do panorama do Vigiagua nos municípios do Amazonas, a produção consolidada do ano de 2023 dos municípios com o programa implantado, os novos indicadores municipais para o ano de 2024 e experiências de trabalho de alguns municípios no Programa.
Além disso, foi realizada uma discussão sobre a importância das ações do Vigiagua para a saúde da população. Geani Souza, da Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, ressaltou a relevância da iniciativa. "O treinamento proporcionou troca de experiências e discussões sobre as práticas no monitoramento da qualidade da água para consumo humano", afirma.
FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP
Legenda: Ação foi realizada nesta quarta-feira (05/06).
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.