Campo limpo 2024: Saúde realiza evento de prevenção de riscos à saúde associados ao uso de agrotóxicos em Rio Preto da Eva
Última atualização: 19 de Junho de 2024 - 13:15

Atividade reúne instituições e agricultores da comunidade local

O “Dia do Campo Limpo” de 2024, uma ação para prevenção de riscos à saúde associados ao uso de agrotóxicos, será realizada nesta quarta-feira (19/06), na Escola Municipal Divino Espírito Santo, na zona rural de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

A ação é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Agrotóxicos Amazonas (GT-Agrotóxicos Amazonas), ao qual é integrante a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O GT atua para estimular a adoção de consciência crítica quanto à preservação da saúde do trabalhador e da saúde ambiental por meio do uso correto de agrotóxico, descarte adequado de embalagens vazias e uso de equipamentos de proteção individual.

“O 'Dia do Campo Limpo' é uma oportunidade para destacarmos a importância do uso correto dessas substâncias e do descarte adequado de suas embalagens, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e saudável para todos”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Na FVS-RCP, as ações fazem parte da Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA). “Entre os destaques na programação estão o uso de Equipamentos de Proteção Individual na aplicação de agrotóxico, palestra sobre os riscos do uso do agrotóxico, além de serviços de saúde para a comunidade”, acrescenta a gerente de Recursos Não-Biológicos (GRNB) no DVA, Raiane Aila.

Presente na iniciativa, o agricultor Enildo Brelaz dos Santos, de 56 anos, destacou a importância da partilha de conhecimento para prevenção de doenças. “Gostei da atitude de orientar os agricultores. Têm muitos (agricultores) que não têm o cuidado de manusear os produtos. Estão no campo e não tem esse tipo de conhecimento que está sendo passado”, disse.

Outras atividades da programação do evento incluem devolução de embalagens vazias e serviços de saúde, como imunização, aferição de pressão arterial, medição de glicose e sorteio de brindes.

Das áreas técnicas da FVS-RCP, participam, ainda, Cinthia Santos, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest Amazonas), Thabata Padilha, do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), Augusto Kluczkovski, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Além da FVS-RCP, as instituições participantes da ação são Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Amazonas), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (ARAM), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Rio Preto da Eva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Legenda: Atividade ocorre em Rio Preto da Eva.