Estiagem 2024: FVS-RCP realiza treinamento para visitas técnicas a municípios do interior
Última atualização: 16 de Julho de 2024 - 15:19
As visitas ocorrem nos dias 21 e 22 de julho e contempla sete cidades
Intensificando as ações de vigilância, preparação e respostas a desastres naturais, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza nesta terça-feira (16/07) uma capacitação direcionada aos profissionais de saúde, que participarão das visitas técnicas nos municípios do Amazonas atualmente em situação de emergência devido à estiagem.
O treinamento ocorre no auditório da FVS-RCP, e tem como objetivo compartilhar junto aos participantes a vivência e as atividades que devem ser desenvolvidas nas primeiras cidades identificadas em situação de emergência com maior incidência de doenças e agravos de interesse à saúde.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que a iniciativa faz parte do plano de contingência desenvolvido pelo Governo do Amazonas, com o objetivo de minimizar os impactos da estiagem. “Como parte desse planejamento, a SES-AM enviou medicamentos e insumos e, junto com a FVS, tem realizado o monitoramento das áreas mais afetadas”, afirmou.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a equipe volante de saúde segue o roteiro de visita, com um olhar minucioso para diante da informação avaliar o risco do cenário. “Essas viagens são conjuntas com a participação de um técnico da SES e outro da FVS, para que cada dupla possa realizar o diagnóstico situacional e orientar as estratégias de redução dos danos e a melhoria da assistência à saúde neste contexto”, disse.
A capacitação conta com a expertise dos técnicos da FVS-RCP em: Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas, Vigidesastre, Vigilância Hospitalar e Qualidade, Sala de Situação de Saúde, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratório Central de Saúde Pública.
As visitas aos municípios ocorrem a partir dos dias 21 e 22 de julho e contempla inicialmente as seguintes cidades: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Guajará, Itamarati, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP
Legenda: Treinamento para profissionais de saúde para ações de vigilância, preparação e respostas a desastres naturais.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.