Notícias



“É importante trabalhar a prevenção para fortalecer a saúde nos municípios”, afirma participante do curso na FVS-RCP
Última atualização: 2 de Agosto de 2024 - 13:59

Capacitação de Vigilância Entomológica encerra nesta sexta-feira (02/03)

 

“É importante trabalhar a prevenção para fortalecer a saúde nos municípios. Esse curso é de extrema relevância”, afirmou a Agente de Combate às Endemias (ACE) Marta Cláudio Xavier, de Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus). A declaração ocorreu, nesta sexta-feira (02/08), durante o encerramento do Curso de Entomologia Aplicado aos Programa de Controle de Endemias.

O treinamento é realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e iniciou no dia 22 de julho, reunindo participantes de 17 municípios do Amazonas em uma estratégia de educação continuada de prevenção de doenças.

Durante a estiagem vigente no Amazonas, fortalecer a prevenção é ainda mais estratégico, segundo Marta. “Na estiagem, tudo fica muito difícil para chegar no nosso município, tanto pelo Acre como pelo Amazonas, a gente precisa trabalhar muito mais a prevenção, devido à dificuldade de chegar medicamentos, estivas e materiais pelo rio”, disse a ACE.

O curso, que inclui a vigilância entomológica para diferentes doenças, abordou, nesta sexta-feira, a prevenção à malária. “Esse curso veio para aprimorar os nossos conhecimentos, incluindo formas mais técnicas de como combater a malária”, disse o também participante da capacitação, o coordenador de Vigilância em Saúde de Tapauá (distante 449 quilômetros de Manaus), Eliezer Lopes dos Santos. 

Fortalecimento da base

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância do curso no intuito de capacitar os profissionais que estão no trabalho de base nos municípios. “São esses coordenadores de vigilâncias e agentes de endemias que estão nos municípios que lidam diariamente com as dificuldades do cotidiano. E são eles que trazem os indicadores para que sejam mensuradas a eficácia das estratégias que estão sendo usadas no controle vetorial”, ressaltou.

Uma das palestrantes do treinamento foi Rejane Simões, da Gerência de Malária e Hemoparasitas no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP que abordou sobre o mosquito anofelino, vetor da malária. “Para que o trabalho seja realizado com exatidão, é preciso conhecer os anofelinos, saber qual o momento de ir ao criadouro, o método de coleta e indicadores para controle vetorial”, disse. 

Treinamento

O Curso de Entomologia Aplicado aos Programas de Controle de Endemias reuniu participantes dos municípios de Atalaia do Norte, Apuí, Careiro, Eirunepé, Envira, Iranduba, Itamarati, Itapiranga, Ipixuna, Humaitá, Manicoré, Nhamundá, Pauini, São Paulo de Olivença, Tapauá, Uarini, e Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Médio Rio Purus (Lábrea).

O conteúdo programático do treinamento incluiu: Noções básicas de biossegurança (laboratório e campo); Introdução à Entomologia; Noções Básicas de Vigilância Entomológica; Vigilância Entomológica-Malária e Arboviroses: Aspectos Gerais do Culicídeos;  Vigilância Entomológica - Malária e Arboviroses: Vigilância de Anofelinos, Vigilância Entomológica: Malária e Arboviroses: Unidade – Vigilância de Aedes, Triatomíneos e Doença de Chagas; Treinamento em instalação de ovitrampas, leitura de palhetas e preenchimento de formulário; Prática de Laboratório: Triagem de flebotomíneos; e Atividade em equipe: Análise de indicadores entomológicos para recomendações ao controle controle vetorial.

 

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

LEGENDA: Curso reuniu municípios com aspectos da vigilância entomológica


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.