Notícias



Treinamento aborda vigilância e notificação de doenças de Chagas Crônica em Manaus
Última atualização: 22 de Agosto de 2024 - 10:18

Evento promovido pelo Ministério da Saúde ocorre até esta quinta-feira (22/08)

 

Técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participam, até esta quinta-feira (22/08), do treinamento sobre vigilância e notificação de doenças de Chagas Crônica no Amazonas. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e objetiva aperfeiçoar profissionais de saúde local quanto à notificação da doença pelo Sistema de Informação E-SUS Notifica.

O treinamento ocorre no auditório do Instituto Benjamin Constant, localizado no centro, zona sul de Manaus. A programação inclui temas, como fluxos de investigação epidemiológica, diagnóstico e tratamento de gestantes e recém-nascidos, além da inclusão da Doença de Chagas no processo de certificação de eliminação da transmissão vertical (da mãe para o bebê).

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, essa atualização fortalece ainda mais a estratégia de eliminação da doença no estado. “O diagnóstico, o tratamento e o cuidado integral da doença de Chagas trazem benefícios significativos, incluindo a prevenção da transmissão vertical e a redução das formas graves em adultos”, destaca Tatyana Amorim.

Presente no treinamento, a responsável técnica pelo agravo na Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Noélia Araújo, ressalta que a qualificação dos profissionais é estratégica quanto ao preenchimento correto das fichas de notificação. “Na vigilância epidemiológica, tudo começa pela ficha de notificação, que é primordial para garantir a precisão dos dados usados no monitoramento epidemiológico e tomada de decisão para entre os demais envolvidos na gestão da informação”, explica.

Além de técnicos da FVS-RCP, incluindo profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), participaram profissionais de saúde da Fundação de Medicina Tropical-Heitor Vieira Dourada (FMT-HVD), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), incluindo profissionais da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

Doença de Chagas

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, popularmente conhecido como inseto “barbeiro”. Apresenta uma fase aguda, que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

A medicação para tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser indicada por um médico após a confirmação da doença.

 

FOTOS: Eduardo Prado/FVS-RCP

 

LEGENDA: Profissionais de Saúde participam de treinamento nacional para a inclusão da notificação de doenças de Chagas no E-Sus notifica.

 

 


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.