NOTÍCIAS

FVS-RCP participa do 4ª Encontro da Rede Lacen
Última atualização: 4 de Setembro de 2024 - 10:26

Encontro ocorreu de 29 a 31 de agosto em Vitória

 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), marcou presença na IV Reunião Técnico-Administrativa da Rede de Laboratórios de Saúde Pública, realizada nos dias 29 e 31 de agosto, em Vitória, no Espírito Santo. O encontro teve como tema central "Rede Genômica dos LACEN: Estratégia para Consolidação da Vigilância Laboratorial".

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a relevância da participação do Lacen-AM na iniciativa. “A reunião evidenciou o enorme potencial da Rede Lacen para a vigilância genômica. No entanto, ainda é preciso enfrentar desafios significativos, como a necessidade de maior investimento em recursos humanos e infraestrutura, especialmente na área de bioinformática”, afirmou.

Presente no evento, o diretor do Lacen-AM, da FVS-RCP, Marco Aurélio Oliveira, destacou que a reunião abordou a discussão sobre a capacidade de sequenciamento genômico dos laboratórios centrais que compõem a rede pública brasileira. “Foram abordados aspectos como a infraestrutura instalada, a produção científica, o suporte mútuo entre os laboratórios e as contribuições previstas para 2025”, disse.

No primeiro semestre de 2024, a Rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública realizou o sequenciamento de diferentes patógenos, incluindo vírus de doenças como dengue, chikungunya, zika, febre amarela, influenza, covid-19, febre do oropouche, febre mayaro e mpox.

Também foi realizados sequenciamentos de bactérias, como a Mycobacterium tuberculosis, causadora da tuberculose; Streptococcus pyogenes, que causa uma variedade de doenças, ocmo uma faringite bacteriana comum até doenças mais graves como a escarlatina; e Bordetella pertussis, um dos agentes causadores da tosse convulsa. Ao todo, foram depositadas 5.933 sequências genômicas neste período.

 

Rede de laboratórios

Durante o 4º Encontro da Rede Lacen, realizado entre os dias 28 e 31 de agosto, em Vitória, no Espírito Santo, foram apresentados o levantamento situacional dos laboratórios centrais e outros assuntos, como compliance, nova Lei de Licitações e atualizações tecnológicas no diagnóstico. O objetivo foi auxiliar o crescimento da vigilância genômica brasileira, organizando estratégias, tais como a identificação dos centros com as melhores performances em sequenciamento.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Encontro contou com a participação do Lacen-AM, da FVS-RCP.