NOTÍCIAS

Arboviroses: FVS-RCP treina profissionais de saúde de Manaus sobre tratamento de criadouros com larvicidas
Última atualização: 5 de Setembro de 2024 - 13:31

Capacitação foi realizada na quarta-feira (04/09)

 

Reforçando o enfrentamento às arboviroses, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, na quarta-feira (04/09), um treinamento sobre controle vetorial a partir da aplicação de larvicidas no tratamento de criadouros do mosquitos Aedes aegypti, vetor de doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o treinamento contínuo é estratégico para fortalecer o combate às arboviroses que ocorrem ao longo do ano no Amazonas. “Essas capacitações cumprem o papel de manter as equipes municipais atualizadas e aptas ao tratamento e enfrentamento às doenças de forma preventiva”, disse Tatyana.

Voltada para trabalhadores da saúde que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, a capacitação é operacionalizada pela Gerência de Arboviroses (Garbo) da FVS-RCP que mantém programação de capacitações e ações de educação em saúde junto a equipes municipais de saúde mediante monitoramento e atendendo demanda dos municípios. 

“A Vigilância em Saúde estadual está em constante monitoramento das ações de combate à criadouros nos municípios, estratégia preventiva para evitar as arboviroses. Nesse treinamento, em específico, abordamos sobre a eficácia de larvicidas, e quando eles precisam ser substituídos, no tratamento dos criadouros do Aedes aegypti”, afirmou Luzia Mustafa, gerente da Garbo da FVS-RCP. 

 

Controle Vetorial

O controle vetorial de arboviroses é estratégico para a saúde pública por visar controlar a população dos vetores de doenças, como dengue, zika e chikungunya, mantendo sob controle a ocorrência de casos.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Legenda: Palestra faz parte da programação de enfrentamento às arboviroses.