Agenda FVS-RCP: Ações da semana incluem soluções para fortalecer a vigilância em saúde no Amazonas
Última atualização: 13 de Setembro de 2024 - 10:43
Semana também incluiu prevenção à raiva e de infecções
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) tem intensificado as ações para promover a saúde pública e prevenção de doenças em tempo oportuno no Amazonas. Recentemente, a FVS-RCP sediou e participou de eventos significativos que reforçam o papel estratégico da instituição na saúde coletiva.
Na quinta-feira (12/09), a diretora-presidente Tatyana Amorim participou do V Encontro da Pós-Graduação do Instituto Leônidas Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz Amazônia) e do III Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Amazonas. Durante o evento, Tatyana Amorim apresentou uma palestra sobre os desafios e perspectivas da vigilância em saúde na Amazônia, com foco no contexto da estiagem. A palestra enfatizou a importância da preparação e resposta para minimizar os impactos à saúde pública e discutiu soluções para fortalecer a vigilância na região amazônica.
Já na quarta-feira (11/09), a FVS-RCP recebeu o treinamento sobre “Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde: Tecnologias Associadas com a Redução das Taxas.” O programa abordou estratégias avançadas para a prevenção de infecções, com foco em infecções do trato urinário, tratamento de infecções cutâneas por meio de terapia por pressão negativa e consenso de prata, além da prevenção de infecções de corrente sanguínea.
O treinamento teve como objetivo atualizar e capacitar profissionais para a adoção de práticas que visam reduzir as taxas de infecção e melhorar a qualidade do atendimento em saúde. A iniciativa ocorreu em parceria com a FVS-RCP e o distribuidor Hybrida Hospitalar, trazendo como colaboradores Becton Dickinson (BD) e Solventum.
Além dessas atividades, a FVS-RCP também realizou, entre os dias 2 e 12 de setembro, uma ação de controle de morcegos em Maraã, município situado a 634 quilômetros de Manaus. O objetivo da operação foi controlar a população desses animais por meio da captura, visando prevenir incidentes que possam afetar a comunidade local e promover a segurança ambiental.
Essas iniciativas evidenciam o contínuo compromisso da FVS-RCP em enfrentar os desafios de saúde pública e ambientais, promovendo ações estratégicas para garantir a proteção e o bem-estar da população amazônica. A fundação segue desenvolvendo e implementando práticas eficazes que contribuem para o avanço da saúde coletiva e a preservação do meio ambiente na região.
FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.