FVS-RCP destaca estratégias de enfrentamento à malária para eliminação da doença no Amazonas
Última atualização: 19 de Setembro de 2024 - 16:32
Experiências exitosas foram apresentadas em Brasília
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), destaca o desenvolvimento das estratégias de enfrentamento e controle da malária no Amazonas. A explanação faz parte do encontro do Programa Nacional de Malária, do Ministério da Saúde, que segue até sexta-feira (20/09), em Brasília.
O Amazonas registrou 42 mil casos de malária entre janeiro a agosto deste ano, sendo 43% em território rural e 40% em área indígena. “Estamos em uma variação decrescente nos casos novos de malária nos últimos sete anos. A FVS-RCP segue comprometida com a eliminação da malária e confiantes da colaboração em todos os níveis de governo para alcançar a meta”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A atuação da FVS-RCP segue as ações previstas no Plano Estadual de Eliminação da Malária que tem a meta de eliminar a transmissão de malária no Amazonas até 2035. O desenvolvimento do plano inclui ação integrada junto ao Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Semsas) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s).
Entre as estratégias está a realização de oficinas com Semsas e DSEI’s possibilitando monitoramento próximo aos 62 municípios do Amazonas. “Fortalecemos a construção dos planos municipais de acordo com as realidades locais, gerando aproximação e confiabilidade”, afirma Myrna Barata, gerente de Malária e Hemoparasitas no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, que apresentou as estratégias do Amazonas durante o encontro nacional.
Na coordenação estadual de entomologia, do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, foram registradas 13 mil espécies de insetos identificadas em parceria com as equipes de entomologia municipais. “A prevenção de doenças transmitidas por insetos, como a malária, passa pela vigilância entomológica. Por isso, a importância do controle de qualidade na identificação de insetos vetores”, afirma Ronildo Baiatone, subgerente de entomologia na FVS-RCP, também expositor no encontro.
Entrega de equipamentos
Além do suporte técnico, capacitações técnicas virtuais e presenciais, realização de seminários, a FVS-RCP entrega equipamentos, como veículos, inseticidas e mosquiteiros impregnados aos municípios. “A mobilização e o engajamento de todos os parceiros são essenciais para o sucesso do plano de eliminação. Com a continuidade dos esforços e a integração de novas tecnologias e metodologias, fortalecemos o enfrentamento à malária”, acrescenta o diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira.
Em 2024, foram distribuídos, aos municípios do Amazonas, 20 pickups, 41 motocicletas, 321 bombas de borrifação e 120 microscópios.
Pela FVS-RCP, também participou do evento Ana Ruth Arcanjo, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).
Encontro anual
A Reunião anual do Programa Nacional de Malária é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA). O evento reúne autoridades e especialistas para discutir estratégias e desafios na eliminação da malária no país. O objetivo é compartilhar experiências e perspectivas para fortalecer o combate à doença.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.