Notícias



Vigilância em Saúde do Amazonas destaca avanços em pesquisas sobre Medicina Tropical no Medtrop 2024
Última atualização: 23 de Setembro de 2024 - 14:51

Pesquisadores da FVS-RCP apresentam 35 estudos científicos sobre doenças e vigilância em saúde

 

Pesquisadores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com 35 trabalhos aprovados, participam do 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), o Medtrop 2024, desde ontem (22/09) até quarta-feira (25/09), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a participação em eventos científicos e a constante atualização dos técnicos da instituição são prioridades. “Vivemos a realidade amazônica que possui características únicas e nos desafia continuamente. Este evento, ao discutir novas soluções e permitir o compartilhamento de experiências, torna-se um momento singular”, ressalta a diretora.

Com foco em medicina tropical, a gerente de malária e outros hemoparasitas no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Myrna Barata, destaca que o evento proporciona, em um único ambiente, que sejam abordadas atualizações sobre infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas, além de temas como saúde do viajante em áreas endêmicas e acidentes por animais peçonhentos.

"É por meio desses processos contínuos de aprendizado e troca de experiências que conseguimos avançar na melhoria dos serviços oferecidos à população-alvo, voltando sempre o olhar da vigilância para a saúde única que reconhece a saúde dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente mais amplo", avalia Myrna.


Medtrop 2024

O evento nacional é um espaço de diálogo e intercâmbio científico entre diferentes campos de atuação que incluem serviços, pesquisas e academias.

Para a presidente do Medtrop 2024, Hiro Goto, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o evento é uma oportunidade de experiência completa do ponto de vista médico-científico em Medicina Tropical.

“O Medtrop continuará a ser relevante, contribuindo para as ações na área médica, do planejamento, pesquisa, implantação de programas a prevenção e atendimento dos pacientes”, destaca a presidente.


Trabalhos aprovados

Ao todo, foram aprovados 35 resumos científicos, destacando as expertises nas seguintes áreas: Vigilância Ambiental e Controle de Doenças, Laboratório Central de Saúde Pública, Vigilância Epidemiológica e Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas.

Os trabalhos científicos contemplam características, investigação e cenário de casos de Febre do Mayaro, Febre do Oropouche, hanseníase, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, acidentes por animais peçonhentos, arboviroses, malária, coinfecção de tuberculose e HIV, tuberculose, casos de coinfecção, resistência de bacilos em amostras biológicas, perfil de resistência em bactérias, filariose, vírus respiratórios e distribuição de doenças tropicais na região do Alto Solimões.

A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI) da FVS-RCP, Luciana Fé, acrescenta que a produção científica em vigilância em saúde fortalece a tomada de decisões. “A pesquisa científica é uma estratégia e acreditamos que a integração entre pesquisa e gestão favorece os subsídios para a instituição, principalmente em eventos como o de Medicina Tropical”, afirma.

1. Características epidemiológicas e clínicas de casos de Mayaro e Oropouche em um estado da Amazônia brasileira.

2. Perfil clínico-epidemiológico em pacientes com hanseníase no estado do Amazonas, 2015 a 2022.

3. Óbitos evitáveis por doenças imunopreveníveis no Estado do Amazonas, 2010 a 2022;

4. Óbitos evitáveis por causas externas em idosos no Amazonas: estudo descritivo de 2010-2022;

5. Investigação de surto de Febre Oropouche no estado do Amazonas, Brasil, 2023-2024;

6. Análise do comportamento temporal da leishmaniose tegumentar americana no Estado do Amazonas, Brasil, no período de 2011 a 2022;

7. Análise de tendência e distribuição espaço-temporal de acidentes por animais peçonhentos no Estado do Amazonas, Brasil, 2009 a 2023;

8. Infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus no Estado do Amazonas, 2019 a 2023;

9. Distribuição espacial-temporal da leishmaniose tegumentar americana no Estado do Amazonas, Brasil, no período de 2011 a 2022;

10. Perfil epidemiológico dos acidentes por animais peçonhentos no Estado do Amazonas no período de 2009 a 2023;

11. Influência de variáveis ambientais sobre a epidemiologia da leishmaniose tegumentar americana no Estado do Amazonas, Brasil, no período de 2011 a 2022;

12. Análise epidemiológica espacial da malária por P. falciparum em áreas indígenas na Amazônia brasileira no período 2008 a 2022;

13. Análise epidemiológica espacial da distribuição de mosquiteiros impregnados de longa duração mild´s no período 2016 a 2022;

14. Análise de proteínas do mesêntero de Anopheles (nyssorhynchus) darlingi root, 1926, sob regime de alimentação com sacarose;

15. Tendência temporal da malária em áreas especiais no Estado do Amazonas, Brasil, 2008-2022

16. Avaliação da completude das notificações de malária em áreas indígenas do Estado do Amazonas, 2018 a 2022;

17. Características sócio-demográficas, clínicas e operacionais dos casos de coinfecção tuberculose e HIV no Estado do Amazonas, no período de 2013 a 2022;

18. Panorama da tuberculose pediátrica no Estado do Amazonas: análise dos casos notificados no período de 2013 a 2022;

19. Efeito da incorporação da terapia preventiva da tuberculose com 12 doses semanais de rifapentina e isoniazida no Estado do Amazonas: uma análise do mundo real;

20. Panorama da tuberculose pediátrica no Estado do Amazonas: análise dos casos notificados no período de 2013 a 2022;

21. Características sociodemográficas, clínicas e operacionais dos casos de coinfecção;

22. Monitoramento de genes de resistência em bacilos gram negativos em amostras biológicas;

23. Perfil de resistência à polimixina b em bactérias gram-negativas carbapenêmicos resistentes;

24. Coinfecção de arboviroses no ambiente amazônico;

25. Incidência de arboviroses durante o inverno amazônico: experiência do uso de painel para múltiplos patógenos;

26. Hemoparasitoses na amazônia e a detecção de casos de filariose, após capacitação, no Lacen-AM;

27. Avaliação dos CTS no diagnóstico da tuberculose em amostras pulmonares e extrapulmonares;

28. Avaliação do valor do limiar do ciclo do teste xpert mtb/rif®;

29. Aspectos da tuberculose em menores de 15 anos no Amazonas, 2021-2022; 

30. Vírus respiratórios e coinfecções na Amazônia Ocidental;

31. Garantia do Diagnóstico de malária em tempo oportuno com uso do teste rápido para as equipes multidisciplinares de saúde indígena do DSEI Manaus, durante o período da estiagem no AM;

32. Avaliação dos casos de filariose no município de Tabatinga-Amazonas;

33. Distribuição das doenças tropicais na região do alto Solimões-São Paulo de olivença-Amazonas;

34. Distribuição das doenças tropicas na região do alto-Solimões-Amazonas; e

35. O uso do Mosquiteiro Impregnado de longa duração (MILD) na Redução da malária urbana de Coari- Amazonas.

 

 


 

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

LEGENDA: Técnicos da FVS-RCP participam do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) 2024.


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.