FVS-RCP participa de treinamento sobre diagnóstico de Febre do Oropouche em Belém
Última atualização: 27 de Setembro de 2024 - 15:30
Evento é realizado de 24 a 27 de setembro
Profissionais da rede de laboratórios de saúde pública de todo o país participam, até esta sexta-feira (27/09), de um treinamento sobre diagnóstico, por meio de sorologia, para Febre do Oropouche, realizado na sede do Instituto Evandro Chagas, em Belém. O Amazonas participou com representante do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), teve início na terça-feira (24/09).
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o Amazonas faz parte da primeira turma do treinamento. “Somos pioneiros no diagnóstico de arboviroses e manter essa expertise exige capacitação técnica contínua para aprimorar os processos”, destacou.
Durante o treinamento, Eliana Mendonça, farmacêutica-bioquímica do Lacen, ressaltou a importância da capacitação para aprimorar os serviços laboratoriais no estado. “Com este treinamento, será implantado nos laboratórios públicos o diagnóstico sorológico, capaz de identificar casos de Oropouche a partir do sexto dia de sintomas, especialmente em pacientes que não conseguiram coletar amostras para biologia molecular a tempo, permitindo assim a detecção de anticorpos”, explicou.
A segunda turma do treinamento ocorrerá de 15 a 18 de outubro, com a participação dos estados do Ceará, Sergipe, Paraíba, Goiás, Pará, Mato Grosso, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Roraima e Piauí.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Legenda: Ao todo, 14 profissionais de laboratórios públicos de várias regiões do país participam do treinamento em diagnóstico de Oropouche.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.