FVS-RCP realiza Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Amazonas
Última atualização: 25 de Novembro de 2024 - 11:53
Capacitação reforça o papel do SUS na prevenção de riscos ocupacionais
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), promove, a partir desta segunda-feira (25/11), o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus. A capacitação aborda a vigilância em saúde do trabalhador em ambientes de trabalho.
A iniciativa é direcionada a profissionais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) no Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Amazonas (Manaus, Itacoatiara e Tefé), além da equipe de Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas, Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Amazonas e Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Amazonas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o curso faz parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. “A iniciativa reforça a qualidade de vida dos trabalhadores na prevenção de riscos ocupacionais, o que inclui o fortalecimento e articulação de ações de vigilância em saúde, identificando fatores de risco ambiental, com intervenções em ambientes e processos de trabalho”, ressalta.
Com carga horária de 40 horas, encerrando na sexta-feira (29/11), o curso utiliza uma metodologia interativa, incluindo aulas dialogadas, trabalhos em equipe e a realização de ações fiscais de vigilância. A abordagem permite a conexão entre teoria e prática.
O diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas (Diplae) da FVS-RCP, Augusto Zany, acrescenta que a capacitação fortalece a rede de atenção à saúde no estado. "Estamos alinhados com as diretrizes nacionais, promovendo uma formação que não só capacita tecnicamente, mas também estimula a articulação entre os diferentes atores do sistema de saúde", ressalta.
A coordenadora do Cerest do Amazonas, Cinthia Santos, integrante da FVS-RCP, reforça a relevância da formação para o trabalho integrado. "Essa é uma oportunidade de aprimorar conhecimentos e fortalecer a atuação conjunta em prol da saúde do trabalhador no Amazonas. A troca de experiências entre os participantes é fundamental para a implementação de ações estratégicas", afirma.
Uma das participantes do curso é Larisha Moriz, do Cerest de Tefé que destacou a importância da orientação para as diferentes instituições. “É muito importante capacitar as pessoas. Esses multiplicadores vão poder replicar isso nos seus municípios, colaborando com a saúde do trabalhador”, disse.
Conteúdo programático
O conteúdo programático do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Amazonas inclui conceitos básicos entre processos produtivos e a saúde do trabalhador, técnicas de análises, legislação pertinente à Vigilância em Saúde do Trabalhador e manejo de informações nesse campo da vigilância.
FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP
Legenda: Evento foi realizado nesta segunda-feira (25/11).