Amazonas avalia ações e projeta caminhos em encontro com dirigentes da Vigilância em Saúde, em Brasília
Última atualização: 3 de Dezembro de 2024 - 16:52
Evento discute avanços e prioridades da vigilância em saúde
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa, até esta terça-feira (03/12), da Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde 2024, realizada em Brasília, para discutir os avanços, desafios e prioridades da vigilância em saúde no Brasil.
O evento, que iniciou na segunda-feira (02/12), reuniu representantes de diversas regiões do país. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância do alinhamento entre as diferentes esferas de gestão.
“Avaliamos não apenas os resultados das ações de vigilância em saúde realizadas até agora, mas também projetamos novos caminhos. O diálogo entre as instâncias é essencial para garantir que as ações impactem positivamente os territórios. O maior desafio é implementar plenamente a Política Nacional de Vigilância em Saúde”, ponderou Tatyana.
Além da diretora-presidente, a equipe da FVS-RCP contou com a presença do diretor de Planejamento e Emergências em Saúde Pública da FVS-RCP, Augusto Zany, e do diretor do Laboratório de Fronteira (Lafron-FVS-RCP), Herton Dantas.
Presente no evento, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, destacou a relevância do encontro para uma construção coletiva.
“É fundamental ouvir os estados, entender as principais dificuldades e, a partir disso, avançar para fortalecer cada vez mais a nossa vigilância. Este é um momento essencial para definir, de forma unificada, as prioridades para 2025, com um olhar também para 2026”, afirmou a secretária.
Para o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nereu Mansano, os encontros de dirigentes têm se mostrado altamente produtivos, ao promover a articulação entre representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, dirigentes de vigilância, coordenadores dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN’s) e representantes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
“Esse formato amplia o alcance das discussões e tem como diferencial a integração entre as três esferas de governo, fortalecendo a cooperação e as estratégias para o aprimoramento da Vigilância em Saúde”, destacou Nereu.
Com discussões aprofundadas e uma agenda estratégica, a reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde contou também com a participação dos representantes dos Conass e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), reafirmando o compromisso com a proteção e promoção da saúde em todos os territórios brasileiros, para a cooperação entre estados e união.
Temas abordados na programação
A reunião trouxe uma programação abrangente, contemplando temas norteadores para o fortalecimento da vigilância em saúde incluindo avanços e perspectivas do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) e da Política Nacional de Vigilância em Saúde; implantação do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica; e Formação em Epidemiologia para os Serviços de Saúde.
Também foram contemplados abordagens sobre Piso fixo de Vigilância em Saúde: Sustentabilidade na Transferência de Recursos; Preparativos para a 5ª CNSTT e COP30: Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador; Desafios do Programa Nacional de Imunizações; Laboratórios de Saúde Pública: Inovações e Respostas às Demandas Atuais; e Avanços na Gestão de Emergências em Saúde Pública.
FOTOS: Laudemiro Bezerra/SVSA
Legenda: Representantes da FVS-RCP participam de evento nacional.