Tatyana Amorim, Diretora da FVS-RCP, é condecorada com o Título de Cidadã Amazonense
Última atualização: 10 de Dezembro de 2024 - 15:12
Tatyana Amorim é servidora de carreira da Semsa Manaus e Ufam com mais de 24 anos no serviço público no Estado
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, foi agraciada com o título de Cidadã Amazonense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) nesta terça-feira (10/12). A homenagem, de autoria da médica e deputada estadual Mayara Pinheiro, contou com o apoio das deputadas estaduais Alessandra Campelo e Joana Darc, que também subscreveram o projeto.
Emocionada, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, compartilhou momentos íntimos e desafiadores que marcaram os últimos 24 anos de sua trajetória no Amazonas. "Iniciei minha carreira profissional neste estado, indo do interior à capital, desbravando os segmentos de atenção básica, assistência e vigilância em saúde. E foi aqui que nasceu meu bem mais precioso, minha filha. Receber este título é oficializar o que já estava no meu coração, e agora sou a mais nova cidadã amazonense", comemorou.
Durante a cerimônia, a deputada estadual e proponente do título, Mayara Pinheiro, destacou o maior desafio na carreira de Tatyana Amorim: o enfrentamento da pandemia de Covid-19, inicialmente ao lado da então diretora-presidente da instituição, Rosemary Costa Pinto. Após o falecimento de Rosemary, Tatyana segue à frente da FVS-RCP. "O maior marco de Tatyana é o impacto profundo que ela causa na vida das pessoas, atendendo à população com paixão e competência. O Amazonas agradece sua dedicação. Este título reflete o respeito, a admiração e gratidão que essa casa e os amazonenses tem por você", destacou a parlamentar.
Sobre a nova Cidadã Amazonense
Tatyana Costa Amorim Ramos é paulistana e enfermeira formada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e uma profissional que dedica sua trajetória a cuidar de vidas e promover a saúde pública. Com uma vasta formação acadêmica, Tatyana possui especializações em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção, Estomaterapia, Administração Hospitalar e Gestão, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Terapia Intensiva, além de um MBA em Gestão e Controle de Infecção, Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.
Ela também é especialista em Epidemiologia, e seu compromisso com a saúde pública é reforçado pelo Mestrado e Doutorado na área.
Com uma trajetória marcada por desafios e conquistas, Tatyana escolheu o Amazonas como seu lar profissional há 24 anos, dedicando-se à enfermagem com paixão e comprometimento.
Sua jornada começou no interior do estado, nas cidades de Humaitá e Manaquiri, onde viveu de perto as realidades e necessidades da população local.
Já em Manaus, e aprovada em concursos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Secretaria Municipal de Saúde, Tatyana foi convidada pelo então diretor-técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Bernardino Claudio de Albuquerque, para liderar um projeto visionário: a implantação da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar do Amazonas. Sua atuação foi determinante para a criação e implementação da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS/FVS-RCP), consolidando um marco para a segurança e qualidade da assistência à saúde no estado.
Durante 11 anos à frente dessa missão, Tatyana se destacou pela competência e comprometimento, tornando-se referência nacional reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Seu trabalho não apenas elevou os padrões de segurança em saúde no Amazonas, mas também incentivou outros estados a seguir o exemplo de excelência.
Também atuou como diretora técnica da FVS-RCP de fevereiro a setembro de 2021, quando assumiu a diretoria-presidência da instituição.
Durante a pandemia de Covid-19, Tatyana foi uma figura essencial na linha de frente do enfrentamento à crise sanitária no Amazonas. Com coragem e determinação, ela atua contribuindo com o Governo do Amazonas, por meio de ações estratégicas de vigilância em saúde frente as emergências públicas, a exemplo da pandemia de Covid-19 e Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais.
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.