Notícias



Profissionais da saúde debatem Boas Práticas no Manejo do HIV/AIDS
Última atualização: 12 de Dezembro de 2024 - 17:18

Atividade reúne profissionais de saúde nesta quinta-feira (12/12)

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Medicina Tropical - Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza, nesta quinta-feira (12/12), o Simpósio sobre Boas Práticas no Manejo do HIV/AIDS, para profissionais de saúde, na sede da FMT-HVD, em Manaus.

A iniciativa faz parte das ações do Dezembro Vermelho, campanha de prevenção ao HIV/AIDS no Amazonas. “Essa é uma oportunidade de fortalecer os profissionais de saúde diante do entendimento sobre tratamento e abordagens específicas, como a de infecções oportunistas”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

O evento contou com palestras conduzidas por especialistas da área e oficinas práticas de manejo clínico, voltadas para o aprimoramento técnico e humanizado dos participantes. “O evento é voltado para os profissionais da saúde para que possamos qualificar ainda mais o atendimento à população”, destacou o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo.

De acordo com a gerente de HIV/Aids na FMT-HVD, Aline Alencar, o objetivo é também difundir a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). “A PrEP é um método de prevenção extremamente seguro para evitarmos novos casos de HIV e assim combater o estigma contra as pessoas que vivem com HIV que merecem o nosso abraço e nosso acolhimento”, ressalta Aline.

Pela FVS-RCP, participaram a coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose do DVE da Fundação, Lara Bezerra, para abordar sobre coinfecção tuberculose - HIV, e a integrante da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis também no DVE da FVS-RCP, Marineide Silva, para abordar sobre testagem rápida do HIV. 

O simpósio reforçou a troca de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados na rotina do atendimento da pessoa vivendo com HIV/Aids. 

“É importante para atualização para as boas práticas sempre sendo implementadas para melhorar e fortalecer a resposta com novas tecnologias”, disse o integrante da Aids Healthcare Foundation (AHF), José Rayan Oliveira, que atua na Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, em Manaus. 

Programação

Entre os temas abordados nas oficinas do simpósio estão: abordagem de infecções oportunistas neurológicas em pessoas vivendo com HIV/Aids, coinfecção de HIV/Histoplasmose, prevenção combinada ao HIV, Circuito Rápido da Aids Avançada, coinfecção tuberculose/HIV e capacitação em testagem rápida. 

 

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Simpósio é realizado na sede da FMT-HVD.


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.