Janeiro branco: FVS-RCP sedia palestra sobre importância da saúde mental em ambiente de trabalho
Última atualização: 24 de Janeiro de 2025 - 14:13
Objetivo é reforçar, aos servidores, sobre o que fazer pela saúde mental
“A saúde mental é um aspecto fundamental para o bom funcionamento do ambiente de trabalho”, afirmou a psicóloga Erika Hounsell, durante palestra realizada, nesta sexta-feira (24/01), no auditório da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A palestra teve como tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre? De Janeiro a Janeiro”.
O público foi formado por profissionais da Fundação interessados na temática. Além da importância da saúde mental, a palestra destacou a campanha de saúde “Janeiro Branco”, uma iniciativa que visa divulgar a relevância da população estar aberta para novas perspectivas na vida.
A palestra destacou também a importância de ações voltadas para a saúde mental, além da implementação de programas de suporte emocional e otimização de tempo dos trabalhadores. Os participantes tiveram a oportunidade de sugerir novas práticas e compartilhar experiências do cotidiano no trabalho.
“A saúde mental é uma responsabilidade compartilhada. Desenvolver esse aspecto da vida reflete no bem-estar. Como prática institucional, a Fundação mantém a rotina de promover capacitações que desenvolvam os profissionais para além do trabalho. Essa é uma política da gestão institucional”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A servidora Geize Souza, da Diretoria de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, relatou que é preciso cuidar da saúde mental em todas as etapas da vida para além do mês de janeiro. “É importantíssimo nos cuidarmos para o desempenho de nossas funções tanto no profissional, quanto no pessoal”, acrescentou.
Boas práticas
A palestra enfatizou, ainda, práticas a serem adotadas no dia a dia, em prol de melhorias para a saúde mental dos profissionais, como:
- Alimentação saudável;
- Prática de exercícios físicos;
- Estabelecimento de limites em relacionamentos interpessoais no trabalho;
- Otimização do tempo para evitar acúmulo de demandas e sobrecarga.
FOTO: Clara Izel/FVS-RCP
Legenda: Palestra foi realizada na sede da FVS-RCP.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.