FVS-RCP participa de workshop alusivo ao Dia da Visibilidade Trans
Última atualização: 25 de Janeiro de 2025 - 09:31
O evento ocorre nos dias 24/01 (sexta-feira) e 25/01 (sábado)
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, na sexta-feira (24/01), do VIII Workshop da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), com o tema "O Brasil pelo 16º ano, campeão de Assassinatos de Travestis e Transexuais", realizado no Teatro da Instalação, na zona sul de Manaus.
A programação continua neste sábado (25/01) e integra as atividades em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. O evento promove debates, apresentações culturais e ações voltadas à defesa dos direitos humanos e da cidadania da população trans, com foco em áreas como educação, saúde, trabalho e segurança.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a atuação da vigilância em saúde que é transversal. “Como política de gestão institucional, fortalecermos a importância de reconhecer as barreiras que a população trans enfrenta diariamente, bem como reforçar a responsabilidade em construir políticas públicas que promovam inclusão e respeito”, destacou Tatyana, presente na mesa de abertura do evento.
Durante a programação, em roda de conversa, profissionais de diferentes instituições debateram o cenário da saúde de pessoas trans no Amazonas. Pela FVS-RCP, a gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecciosas, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Viviany Araújo, destacou a importância do espaço dedicado a debater as necessidades de saúde do público trans.
“O evento é de grande importância pois o público trans é um dos mais vulneráveis às Infecções Sexualmente transmissíveis, às hepatites virais e ao HIV. Reafirmamos o trabalho que a FVS-RCP já vem desenvolvendo em fortalecer as estratégias de saúde para atender as necessidades dessa população”, acrescentou Viviany.
A presidente da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), Rebeca Carvalho, comentou sobre a importância do debate. “Esse workshop é feito todo ano com o objetivo de trazer os representantes dos órgãos públicos para debater, com a nossa comunidade. Ir atrás do nosso direito e das políticas públicas”, destaca Rebeca.
“A gente quer melhorar a igualdade para a nossa comunidade. esses workshops são essenciais para debater as políticas públicas”, completou uma das participantes do workshop, Renata Valente.
Além da FVS-RCP, também estavam presentes na iniciativa profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, Fundação de Medicina Tropical - Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e o Comitê de Saúde LBGT.
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP
Legenda: Evento iniciou nesta sexta-feira (24/01).
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.