Notícias



Saúde do Trabalhador: I Encontro da CIST Estadual com os Cerests Regionais do Amazonas acontece em Manaus
Última atualização: 7 de Fevereiro de 2025 - 18:35

O evento é promovido pela Conselho Estadual de Saúde

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Centro de Referência Estadual da Saúde do Trabalhador, participa nesta sexta-feira (07/02) do I Encontro da CISTT Estadual com os Cerests Regionais e Estadual do Amazonas, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Manaus. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), através da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).

Segundo a presidente da CES, Ana Cláudia Martins, o evento representa um marco importante na consolidação da parceria entre o Conselho Estadual de Saúde e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, reafirmando o compromisso com a saúde dos trabalhadores do estado. “A reativação da CISTT e o progresso das atividades da comissão desde sua recomposição evidenciam o esforço da nossa gestão em fortalecer o controle social”, ressalta.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da vigilância da saúde do trabalhador estabelecer um diálogo sobre o cenário da saúde nos territórios. “A iniciativa tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à saúde dos trabalhadores, mesmo daqueles que não estão diretamente vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

A coordenadora do Cerest/FVS-RCP, Cinthia Santos, avalia que a importância da participação das coordenações dos Cerests Regionais para compartilhar dados, apresentar seus planos de trabalho e promover um debate construtivo sobre o tema.”Estamos reunidos aqui, para contribuir de forma significativa para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.”, disse. 

Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Durante a reunião, também foi discutida a mobilização para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e para a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerão 2025.

 

FOTO: Divulgação/SES-AM

 


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.