Notícias



FVS-RCP destaca transversalidade da Vigilância em Saúde e parceria junto a gestores municipais do setor
Última atualização: 21 de Fevereiro de 2025 - 19:48

Palestra ocorreu durante programação do Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde

 

Fortalecendo a parceria junto aos gestores municipais de saúde, a  Fundação de Vigilância em Saúde - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) destacou a transversalidade das ações de vigilância em saúde junto às secretarias municipais de saúde no Estado. O destaque ocorreu durante o evento de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, que encerrou nesta sexta-feira (21/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

Iniciado na quarta-feira (19/02), o evento é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), instituição da qual a FVS-RCP é vinculada, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“Foram três dias de construção, de diálogo, de troca de experiências, para que cada gestor municipal esteja ainda mais fortalecido e possa desempenhar suas funções da melhor forma possível e em sintonia com as gestões estadual e federal”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Durante a apresentação, realizada na quinta-feira (20/02), a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância da colaboração mútua e a ação da instituição de apoiar tecnicamente e capacitar as equipes municipais. “A FVS-RCP tem o compromisso de agir estrategicamente, de forma conjunta, para prevenir doenças e preparar profissionais para o enfrentamento a situações de interesse de saúde pública”, ressaltou.

A explanação é destinada a gestores de saúde de 62 municípios, incluindo os que são novos na pasta em que estão ocupando. Essas novas representatividades puderam conhecer o campo de atuação da Vigilância em Saúde estadual por meio de ações integradas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e laboratorial.

Os componentes da Vigilância em Saúde incluem ainda a vigilância hospitalar, do trabalhador e resposta rápida/emergências em saúde pública. “Por meio desses campos da vigilância em saúde, a FVS-RCP atua no controle de doenças e agravos, fortalecendo, ainda, as ações por meio da educação em saúde, formação e capacitação, além de investigação e iniciativas interinstitucionais, compartilhando informações para tomadas de decisões oportunas e eficientes”, destacou a diretora Tatyana.

Entre as ferramentas utilizadas pela Vigilância em Saúde estadual estão painéis de monitoramento, informes e boletins epidemiológicos, disponíveis no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).

 

Receptividade

A presidente do Cosems, Maria Adriana Moreira, destacou a participação de 58 municípios no evento, com secretários e suas equipes ativamente envolvidos. “Durante os três dias de atividades, o público manteve-se constante nas salas e oficinas, refletindo a qualidade do conteúdo. Muitos gestores, especialmente os novos, elogiaram o evento, que tem ajudado a resolver dúvidas”, destacou a presidente.

 

Proximidade com os gestores

Ainda durante o evento, a FVS-RCP atendeu gestores de saúde (secretários municipais de saúde e representantes das vigilâncias municipais) em estande disponível na área central do evento.

A programação do espaço incluiu, ainda na quinta-feira, palestra sobre zoonoses, como esporotricose e raiva, para profissionais de saúde presentes, destacando conceito das doenças, transmissão, fatores de risco, além da prevenção. Profissionais da FVS-RCP estiveram de plantão, atendendo os representantes, para informar, orientar, tirar dúvidas e fortalecer o trabalho de vigilância em saúde aos 62 municípios do Estado.

 

FOTO:  Mauro Neto/Secom.

Legenda: Explanação é voltada a gestores municipais de saúde.


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.