Notícias



Vigilância em Saúde do Amazonas reforça enfrentamento de doenças e parcerias em evento de acolhimento de novos gestores municipais de saúde
Última atualização: 21 de Fevereiro de 2025 - 20:00

Apresentação destaca a Vigilância em Saúde a partir das vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária, hospitalar e laboratorial

 

Reforçando a importância da Vigilância em Saúde para o monitoramento e enfrentamento de infecções e doenças, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou, nesta sexta-feira (21/02), do evento de acolhimento de novos gestores municipais de saúde. O objetivo é reforçar a importância das ações de qualidade para o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno de doenças e agravos, contribuindo para a proteção da saúde da população.

Essa é a segunda participação da FVS-RCP no evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AM). Na quinta-feira (20/02), a instituição destacou a relevância das parcerias institucionais e do apoio técnico prestado às secretarias municipais de saúde.

A apresentação desta sexta-feira foi conduzida de forma colaborativa por especialistas das áreas de vigilância epidemiológica, ambiental, sanitária, hospitalar, laboratorial e de planejamento e emergências em saúde pública. A explanação da FVS-RCP, instituição da SES-AM, foi destinada a representantes dos 62 municípios do Amazonas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância do trabalho conjunto na área da saúde. “Todos os campos de saúde, incluindo a vigilância, precisam atuar em equipe e de forma descentralizada. Cada um dos responsáveis técnicos tem expertise e nos tornamos, por meio da FVS, referência para as equipes de saúde dos 62 municípios do Amazonas”, ressalta a diretora.

Um dos que assistiram ativamente à oficina da Vigilância em Saúde foi Benedito Oliveira Neto, da Secretaria Municipal de Canutama, que creditou o momento como esclarecedor. “Este encontro foi uma oportunidade para estreitar os processos de trabalho tão importante entre os municípios e o Estado”, avaliou.

Os temas foram abordados por Tatyana Amorim e pelos especialistas Alexsandro Melo (Vigilância Epidemiológica), Elder Figueira (Vigilância Ambiental), Jackson Alagoas (Vigilância Sanitária), Evelyn Campelo (Vigilância Hospitalar), Marco Oliveira (Vigilância Laboratorial) e Edylene Pereira (Auditoria e Controle).

 

Temas abordados

Durante a explanação, foram discutidos temas essenciais para a gestão municipal da saúde, como:

- Vigilância de violências contra mulheres, crianças e adolescentes (física, sexual e psicológica);

- Monitoramento e enfrentamento de doenças crônicas, HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tuberculose, hepatites virais, arboviroses (dengue, zika e chikungunya), malária, mpox, influenza e covid-19;

- Segurança do paciente, controle de infecções e vigilância epidemiológica hospitalar;

- Imunização, licenciamento sanitário e monitoramento de agravos por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP;

- Capacitações, comunicação e educação em saúde, além de parcerias intersetoriais para aprimoramento das ações de vigilância e enfrentamento a emergências de saúde pública.

 

Acolhimento de gestores

O evento ‘Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Amazonas’ teve início na quarta-feira (19/02) e encerra nesta sexta-feira (21/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. A iniciativa reuniu gestores municipais e estaduais para fortalecer as estratégias de saúde pública no estado.

 

FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Legenda:  Essa é a segunda explanação da FVS-RCP durante o evento de acolhimento a novos gestores municipais de saúde.


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.