Notícias



Hospitais compartilham experiências exitosas em encontros mensais da FVS-RCP para fortalecer vigilância hospitalar
Última atualização: 26 de Fevereiro de 2025 - 16:03

Encontros promovem troca de conhecimento e aprimora monitoramento epidemiológico

 

Fortalecendo a vigilância epidemiológica hospitalar no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) tem investido, mensalmente, em espaços de aprendizado coletivo, promovendo qualificação contínua dos profissionais que atuam no monitoramento de doenças e agravos transmissíveis dentro de unidades de saúde hospitalares.

Na FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), essa atuação ocorre por meio da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Amazonas (REVEH-AM), da Vigilância Hospitalar e Qualidade, voltada para fortalecer o monitoramento e prevenção da ocorrência de doenças infecciosas e a segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e dos visitantes de hospitais.

“A Educação Permanente e o compartilhamento das boas práticas em Saúde são pilares do SUS e, aqui no Amazonas, a rede de assistência e a rede de vigilância caminham lado a lado nessa missão de capacitar e integrar os profissionais”, afirma a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a integração entre serviços de saúde resulta em monitoramento ainda mais eficaz e em respostas mais ágeis, já que é possível troca de experiência e crescimento mútuo entre as equipes de profissionais de saúde.

“O conhecimento compartilhado é um dos pilares para fortalecer a vigilância epidemiológica. Cada unidade tem um papel estratégico na detecção precoce de doenças e agravos, e quando esse conhecimento circula, conseguimos aprimorar as estratégias de intervenção e promover ainda mais saúde para a população”, destaca a diretora Tatyana.

 

Educação permanente

As reuniões de aprendizagem, que ocorrem mensalmente, reúnem equipes que integram os 66 Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), supervisionados pela REVEH-AM, nas redes pública e privada de Manaus e interior do Estado nas modalidades presencial ou virtual.

No encontro de fevereiro, o Encontro de Educação Permanente da REVEH-AM, na FVS-RCP, recebeu as equipes de NVEH da Maternidade Estadual Balbina Mestrinho, Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, que apresentaram o Boletim Epidemiológico do 3º quadrimestre de 2024 dos hospitais.

Segundo a apoiadora técnica da REVEH-AM, Fabiana Bianchet, a atividade permite ampliar a intervenção de medidas oportunas diante de doenças e agravos transmissíveis. "O compartilhamento de saberes permite que boas práticas sejam replicadas. Quando os núcleos compartilham suas experiências, eles qualificam não apenas os processos internos, mas toda a rede de vigilância", destaca.

Mais do que um relatório de dados, o boletim apresentado reflete a rotina de análise do perfil epidemiológico de cada unidade e a incorporação dessas informações na gestão hospitalar, permitindo intervenções oportunas e eficazes. “No boletim, a gente consegue avaliar o nosso perfil epidemiológico e ver nossos pontos fortes. É uma ação diária e a gente consegue trabalhar in loco por treinamento”, enfatiza Jesyane Braga, coordenadora do NVEH do SPA São Raimundo.

A coordenadora do NVEH do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, Kelly Regina Pires, também destaca a importância do boletim. “Eu estimulo as demais unidades a fazerem seus boletins para terem um perfil de atendimento e orientar as intervenções e contribuir com a saúde do nosso Estado”, afirma.

Além disso, o boletim fornece dados para planejamento estadual. “É muito importante conhecer o perfil da nossa unidade para que seja possível o Estado também ter esses dados para fazer o planejamento e intervenções”, acrescentou Mary Lejara, coordenadora do NVEH da Maternidade Balbina Mestrinho.

 

Vigilância Epidemiológica Hospitalar

Somente em 2024, foram vinculados sete novos NVEH em Manaus: Hospital da Aeronáutica de Manaus, Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul, Hospital de Maués Dona Mundiquinha, Unidade Hospitalar de Codajás, Unidade Hospitalar de Eirunepé, e hospitais dos municípios de Manicoré e Borba.

 

FOTO: Shaila David/FVS-RCP

Legenda: Encontros têm periodicidade mensal.


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.