Notícias



Maio Amarelo: Prevenção a acidentes de trânsito é tema de seminário com participação da FVS-RCP
Última atualização: 6 de Maio de 2025 - 10:19

O seminário, promovido pelo MPAM, ocorreu nesta segunda-feira (05/05)

 

Em alusão à campanha Maio Amarelo no Amazonas, alusiva à segurança no trânsito, a Fundação de Vigilância em Saúde - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participou, nesta segunda-feira (05/05), do seminário “Redução de Sinistros de Trânsito e Impactos na Saúde Pública”. O evento ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça, localizada à avenida Coronel Teixeira, bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus.

A iniciativa contou com a participação de autoridades de trânsito, profissionais da saúde, servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), estudantes de escolas estaduais e sociedade em geral. A iniciativa teve o objetivo sensibilizar a população sobre a necessidade de adotar atitudes responsáveis no trânsito e alertar para o número de acidentes no estado do Amazonas.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o evento destaca a importância da participação ativa da população para evitar acidentes. “A prevenção de acidentes de trânsito também é uma pauta de saúde pública. A FVS-RCP se une à campanha Maio Amarelo para reforçar que a adoção de comportamentos seguros no trânsito contribui diretamente para a redução de traumas, internações e óbitos evitáveis”, destaca.

Durante o seminário, foram abordadas palestras sobre saúde pública, perícia técnica, mobilidade urbana, além do reforço sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e as regras de trânsito. Participando do debate, o responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, ressaltou que todos são responsáveis pelo cuidado no trânsito.

“Os pedestres também são agentes ativos no trânsito. Sinalizar na hora de atravessar, utilizar as faixas de pedestres e passarelas. Além disso, o motorista deve redobrar a atenção em áreas de locomoção de pedestres. O cuidado e a atenção devem vir de todos os lados”, enfatizou o responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP.

A procuradora-geral de Justiça do MPAM, Leda Mara Albuquerque, ressalta o impacto dos acidentes de trânsito na saúde pública e na justiça. “Falar de trânsito no nosso Estado é também falar do diálogo que esse tema tem com outros setores e como isso impacta na justiça”, afirmou.

Presente com estudantes no evento, a diretora da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, Elisângela Guedes, enfatizou a importância da participação dos alunos nas palestras. “Eles podem ser multiplicadores do conhecimento. Quando se conscientiza que tem que ter o cuidado com o trânsito, eles podem também falar com a família, como dirigir de forma responsável”, ressaltou.

 

Campanha Maio Amarelo 2025

Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema nacional para a campanha Maio Amarelo: "Maio Amarelo 2025: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana". A mensagem central ressalta que a mobilidade humana se constroi quando todos se sentem seguros e respeitado, sendo fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva.

 

FOTO: Divulgação/MPAM

Legenda: Lançamento da Campanha Maio Amarelo 2025 no MPAM


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.