FVS-RCP participa do lançamento do Selo Unicef 2025-2028 no Amazonas
Última atualização: 6 de Maio de 2025 - 18:24
Fundação reforça compromisso com a saúde infantojuvenil e apoio aos municípios na nova etapa da iniciativa
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participou, nesta segunda-feira (06/05), do lançamento da nova edição do Selo Unicef 2025-2028 no Amazonas. O evento foi realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Durante a cerimônia, foi destacada a importância da adesão dos 61 municípios do interior ao Selo Unicef, uma certificação que reconhece os avanços na implementação de políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
Além da FVS-RCP, a iniciativa reuniu representantes do Governo do Estado, por meio da SES-AM, Sedurb, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc); do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério Público do Amazonas (MPAM), gestores municipais, lideranças comunitárias, sociedade civil e órgãos parceiros.
A FVS-RCP, como órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reforçou o compromisso em apoiar os municípios nas ações de saúde e vigilância voltadas ao público infantojuvenil, contribuindo com os indicadores de saúde necessários para a certificação.
“O fortalecimento da rede de proteção à infância passa, necessariamente, pela saúde. A FVS-RCP está comprometida em apoiar os municípios na ampliação da cobertura vacinal e na vigilância de doenças, visando a proteção da saúde da população”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Na ocasião, também foi realizada a entrega simbólica das chaves da futura “Casa ONU”, que funcionará no antigo prédio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), em Manaus. O local abrigará agências da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Unicef, ampliando a presença da instituição no estado.
A nova edição do Selo Unicef apresenta como principais inovações o foco em populações indígenas e quilombolas, a avaliação da redução das desigualdades internas nos municípios e espaços de escuta de crianças e adolescentes. Os municípios participantes receberão apoio técnico e ferramentas para atuar em áreas como saúde, educação, proteção contra a violência e inclusão social.
“O evento é um momento muito importante para incentivar as prefeituras a aderirem a esse novo ciclo em prol de benefícios para o público infantojuvenil. Uma das novidades para essa edição é o foco especial nas populações indígenas e quilombolas, e junto com as secretarias parceiras, vamos viabilizar esse objetivo”, ressaltou o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo
Na edição 2021-2024, o Amazonas obteve resultados expressivos, com 55 municípios participantes e 29 certificados – um número 3,5 vezes maior do que na edição 2017-2020, quando apenas oito conseguiram atingir as metas. Entre os destaques estão o crescimento da cobertura vacinal da segunda dose de Tríplice Viral, a redução do abandono escolar e o avanço na utilização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia).
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP
Legenda: Evento foi coordenado pela Sedurb.
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.