Notícias



FVS-RCP fortalece compromisso com a saúde do trabalhador com implantação do SESMT
Última atualização: 7 de Maio de 2025 - 17:03

Oferta do serviço foi divulgada nesta quarta-feira (07/05)

 

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) avança na valorização e proteção da saúde dos servidores com a implantação oficial, nesta quarta-feira (07/05), do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) na instituição. 

A oferta do serviço ocorre após a FVS-RCP realizar a contratação da empresa AS Clínica Médica Ocupacional Ltda e marca o início de ciclo voltado à promoção da saúde e integridade física dos trabalhadores, conforme previsto pela legislação trabalhista brasileira. 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a instituição tem empreendido esforços contínuos para viabilizar a contratação de um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) desde meados de 2022 com a identificação de necessidade de ações técnicas voltadas à proteção de servidores, especialmente aos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) expostos a riscos ocupacionais.

“A implantação do SESMT representa uma resposta direta e prioritária às recomendações do Ministério Público do Trabalho (MPT). Desde 2022, a FVS-RCP tem trabalhado com determinação para atender essa demanda, reafirmando nosso compromisso com a valorização da saúde e segurança dos trabalhadores”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A equipe multidisciplinar que compõe o SESMT inclui médico do trabalho, engenheiro de segurança, técnico de segurança, enfermeiro do trabalho e auxiliar/técnico de enfermagem do trabalho. Os profissionais são capacitados para identificar riscos, propor soluções e promover ambientes de trabalho mais seguros.

 

Diagnóstico, planejamento e ação

Com a efetivação do contrato da empresa para a SESMT, ações técnicas passam a ser desenvolvidas, como diagnóstico situacional e levantamento de riscos ocupacionais; elaboração dos documentos técnicos exigidos pela legislação, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Análise Ergonômica do Trabalho (AET), Programa de Prevenção de Riscos (PPR), Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT) e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); implementação de ações preventivas e corretivas com cronograma específico; acompanhamento técnico contínuo com emissão de relatórios atualizados; integração com as políticas institucionais de saúde do trabalhador da Fundação.

 

Proteção da saúde do trabalhador

O agente de endemias Gilson Silva, que atua na Gerência de Malária e Outros Hemoparasitas do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, destacou a importância da iniciativa para o trabalhador de vigilância em saúde. “Temos riscos à saúde operacionalmente, já que muitos de nós trabalha com inseticida, produto químico e carregando máquinas pesadas”, disse. 

A coordenadora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM) da FVS-RCP, Cinthia Santos, acrescentou que a implantação do serviço representa avanço. “Poucas unidades de saúde, por exemplo, têm esses serviços e é muito necessário. Temos as melhores expectativas”, afirmou. 

 

Atendimento abrangente

Todos os servidores públicos vinculados à FVS-RCP, nas diversas unidades administrativas e operacionais, serão atendidos de acordo com um planejamento prévio elaborado em conjunto entre a empresa contratada e a Superintendência de Gestão de Pessoas (SSP/GRH). A prioridade será dada conforme o grau de exposição a riscos ocupacionais e necessidades identificadas.

 

FOTO: Jhefferson Coelho/FVS-RCP


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.