Festival de Parintins 2025: Saúde Estadual monitora preparação da estrutura de saúde para o evento
Última atualização: 27 de Maio de 2025 - 18:14
Suporte de atendimento inclui dois postos médicos no Bumbódromo, barco hospital e monitoramento de agravos
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) fez visita técnica, segunda e terça-feira (26 e 27/06), ao município de Parintins (a 369 km de Manaus) para o monitoramento das ações de saúde que estão sendo preparadas para o Festival de Parintins 2025, que acontece de 27 a 29 de junho.
O objetivo da missão, conforme explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, foi verificar as estruturas montadas e os fluxos de atendimento junto às equipes do Município. “A SES-AM vai atuar em Parintins com uma estrutura grande, integrando ações de assistência, com a vigilância em saúde, de modo a fortalecer a estrutura existente e potencializar os serviços que já ofertamos na cidade junto com o município”, detalhou a secretária.
A equipe, também composta pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), percorreu unidades de saúde e pontos estratégicos do plano de ação. Foram avaliados pontos do planejamento como a estrutura de atendimento emergencial, logística de insumos, ambulâncias e a área de localização do Barco Hospital São João XXIII, que irá reforçar a assistência durante o evento.
A equipe esteve no posto de saúde do Bumbódromo e também visitou os Hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo para avaliar estruturas e fluxos assistenciais, principalmente nas áreas materno-infantil, emergência, estabilização, UTI e centro cirúrgico. A utilização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona no Bumbódromo, também foi integrada ao planejamento.
Outro ponto importante foi a articulação com a Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA) para garantir o abastecimento de insumos e medicamentos necessários para o período do festival.
“Nossa prioridade é assegurar uma estrutura de saúde eficiente e acolhedora para visitantes e todos que participam do Festival de Parintins, assim como também para a população da cidade. Estaremos preparados para atender com qualidade e segurança”, destacou a secretária executiva adjunta do Interior, Rita Almeida, que coordenou a missão junto com a secretária executiva adjunta de Assistência à Saúde, Mônica Melo.
Vigilância em Saúde
A FVS-RCP esteve na missão, orientando e alinhando com as equipes municipais sobre os fluxos de atendimento para agravos de notificação compulsória e reforçando o monitoramento de doenças infectocontagiosas durante o evento.
A diretora de Vigilância Hospitalar da FVS-RCP, Evelyn Campelo, ressaltou a importância do trabalho integrado entre as áreas técnicas para o sucesso do evento. “O planejamento que estamos realizando visa não apenas ampliar a capacidade de atendimento, mas também garantir qualidade e segurança nos serviços de saúde durante todo o festival, com ações de vigilância ativa”, afirmou.
FOTOS: Divulgação / SES-AM
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.