Ouvidoria da FVS-RCP participa de encontro nacional de ouvidores da Justiça Eleitoral
Última atualização: 18 de Agosto de 2025 - 18:42
Evento em Pirenópolis (GO) debateu desinformação, inteligência artificial e enfrentamento à violência institucional e descriminação
A Ouvidoria da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) marcou presença no XVII Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE), realizado de 13 a 15 de agosto, em Pirenópolis, estado de Goiás. O evento reuniu magistrados e representantes de Ouvidorias de todo o país.
Representando a FVS-RCP, participaram a ouvidora Jakqueline Dantas e a colaboradora Maria do Socorro Lima. Pelo Amazonas, também participaram a presidente do Colegiado, Lídia A. Carvalho, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a relevância da presença da Fundação no evento nacional. “A participação da Ouvidoria da FVS-RCP no ECOJE demonstra nosso compromisso em fortalecer o diálogo com a sociedade, visando que a população tenha voz ativa na construção de políticas públicas em saúde, alinhadas à transparência e à cidadania”, afirmou.
A programação incluiu palestras com especialistas como o professor Roberto Heloani e a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo, além de debates sobre desinformação, inteligência artificial, políticas de enfrentamento à violência institucional e combate à discriminação.
Para a ouvidora da FVS-RCP, Jakqueline Dantas, a participação no ECOJE reforça o papel das Ouvidorias como espaços estratégicos de escuta social. “As Ouvidorias são espaços permanentes de escuta e acolhimento com atuação diretamente ligada ao fortalecimento da democracia, garantindo canais acessíveis à população e promovendo a transparência, a ética e a confiança na instituição”, destacou.
O encontro também promoveu trocas de experiências, debates e boas práticas para desburocratizar o serviço prestado à população. Ao fim do evento, foi realizada a publicação da Carta de Pirenópolis (GO), documento que consolida recomendações aprovadas pelo colegiado, como a criação de uma comissão de acompanhamento legislativo, a implementação de programas de capacitação voltados a povos e comunidades tradicionais, ações permanentes de acessibilidade e inclusão, além do fortalecimento da Ouvidoria da Mulher no âmbito da Justiça Eleitoral.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.