EpiSUS-Fundamental forma primeira turma com 22 profissionais da vigilância em saúde
Última atualização: 28 de Agosto de 2025 - 18:17
Formação é resultado da parceria entre FVS-RCP e Ministério da Saúde
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta sexta-feira (28/08), a cerimônia de encerramento da primeira turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), no nível fundamental.
Realizada em parceria com o Ministério da Saúde, o curso, que começou em junho, envolveu 22 profissionais de vigilância em saúde de Manaus, Presidente Figueiredo e Manaquiri. Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a formação representa um fortalecimento da vigilância em saúde.
“Atuei como tutora do EpiSUS-Fundamental e sou egressa do EpiSUS-Intermediário. Tenho orgulho de contribuir, agora, na gestão, para apoiar essa iniciativa, que considero um divisor de águas na formação em vigilância epidemiológica”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP.
Ainda de acordo com Tatyana, o EpiSUS possibilita aplicar metodologias de campo com foco na qualificação de profissionais que estão na linha de frente dos serviços, promovendo a sistematização de informações e a implementação de estratégias de prevenção e controle em saúde pública.
O diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas em Vigilância da FVS-RCP, Augusto Zany, ressaltou que o curso condiz com as metas institucionais da FVS-RCP e visa a formação de epidemiologistas para atuação descentralizada. “Temos a proposta de expandir a capacitação para o interior do Estado, respeitando as particularidades regionais e a necessidade estratégica”, afirmou.
A representante do Ministério da Saúde pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Tanna Morales, acrescentou que a qualificação é relevante para todo o país. “O Ministério da Saúde continuará apoiando essas iniciativas, garantindo que os participantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos na prática diária da vigilância em saúde", destacou.
Para a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, Anne Okazaki, a capacitação contribuiu para o fortalecimento da saúde pública a partir da abordagem, como análise situacional das doenças, comunicação eficaz e atuação preventiva. “O curso EpiSUS proporciona uma visão estratégica, permitindo tratar as informações de forma qualificada”, enfatizou.
Durante o encerramento, os alunos receberam certificados de conclusão da capacitação. O curso é regulamentado pela Portaria GM/MS nº 4.339, de 16 de dezembro de 2022, pela Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS/2017 e atende à legislação estadual que orienta a educação permanente em saúde no Amazonas.
A estrutura do projeto foi aprovada pelo Comitê de Educação Permanente e Humanização em Saúde (CEPHS) da FVS-RCP.
FOTO: Aline Reis/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.