Notícias



Profissionais da FVS-RCP participam de capacitação nacional sobre gestão de despesas públicas
Última atualização: 3 de Setembro de 2025 - 09:41

Formação fortalece governança e eficiência na aplicação de recursos públicos em saúde

 

Profissionais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participam, em Brasília, do Programa de Capacitação Ordenadores de Despesas, promovido pelo Instituto Brasil Planeja. O curso, que iniciou na segunda-feira (1º/09), segue até esta quarta-feira (03/09) e é voltado ao desenvolvimento de competências para uma gestão financeira pública ainda mais eficiente, transparente e responsável.

O programa reúne especialistas em direito, administração e gestão pública, abordando temas como planejamento orçamentário, estimativa de custos, responsabilidades legais e boas práticas na execução financeira. A iniciativa busca fortalecer a compreensão dos instrumentos legais e dos mecanismos de controle interno e externo, além de discutir os desafios da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021).

Representando a FVS-RCP, participam da capacitação a diretora-presidente Tatyana Amorim; o diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas (Diplae), Augusto Zany; a assessora jurídica Yeda Yukari; a assessora do gabinete, Marcionete Teixeira; e a servidora da Gerência de Orçamento e Finanças da Diretoria Administrativa-Financeira, Hélia de Amorim.

“Esse momento de formação é estratégico, porque nos permite alinhar a gestão administrativa-financeira da FVS-RCP às melhores práticas nacionais. Isso reflete diretamente na eficiência da aplicação dos recursos públicos em saúde, beneficiando a população do Amazonas”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Durante os três dias de programação, especialistas abordam aspectos práticos da função do ordenador de despesas, responsabilidades legais e ferramentas para reduzir riscos na execução de contratos. “Esse aprendizado será multiplicado dentro da instituição, qualificando ainda mais os processos administrativos que sustentam as ações de saúde pública”, acrescentou Augusto Zany, diretor do Diplae.

A participação no programa reforça o compromisso da FVS-RCP em aprimorar continuamente suas práticas administrativas, visando aprimorar a segurança jurídica, eficiência e transparência na gestão dos recursos aplicados às políticas de vigilância em saúde no Amazonas.

 

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.