FVS-RCP participa do 1º Congresso Farmacêutico do Amazonas
Última atualização: 3 de Setembro de 2025 - 14:54
Evento promovido pelo CRF-AM reúne profissionais, estudantes e lideranças para debater avanços e inovações na farmácia
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão da rede estadual de saúde, participa do 1º Congresso Farmacêutico do Amazonas (CONFAM), realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), entre os dias 2 e 4 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O evento é destinado a profissionais, estudantes e lideranças para debater avanços e inovação na farmácia.
Como instituição parceira do congresso, na mesa de abertura, realizada na terça-feira (02/09), a FVS-RCP foi representada pelo diretor do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), Jackson Alagoas. Também neste dia, o diretor administrativo-financeiro da instituição, Cláudio Nogueira, abordou sobre o potencial estratégico da assistência farmacêutica do Amazonas a partir da perspectiva da vigilância em saúde.
Ainda pela FVS-RCP, o congresso conta, na quinta-feira (04/09), com palestras sobre estratégias de rastreio e cuidado com hepatites virais, com a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais da FVS-RCP, Vanieli Cappellesso; e sobre a vigilância, prevenção e cuidados com mpox no Brasil e na Amazônia, com o farmacêutico-bioquímico do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), Walter André Júnior.
Representando a SES-AM, a diretora da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), Herbenya Peixoto, destacou a relevância do congresso para o fortalecimento da profissão farmacêutica. “A programação ficou extremamente agradável, moderna, que contempla várias áreas de atuação do farmacêutico, foi muito bem pensada. Momentos como esse são salutares”, disse.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o congresso contribui para integração entre pesquisa, prática clínica e vigilância em saúde. “Eventos como este fortalecem o papel do farmacêutico e a FVS-RCP está comprometida em ampliar essa construção, junto aos profissionais farmacêuticos, na perspectiva da vigilância em saúde”, destaca.
O diretor administrativo-financeiro da FVS-RCP, Cláudio Nogueira, contribuiu com palestra que incluiu a importância do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica do Amazonas para a Vigilância em Saúde. “Na minha palestra, reforço a importância da assistência farmacêutica para garantir o acesso ao tratamento dos pacientes, para todos os 62 municípios do Amazonas. E a importância, para a vigilância em saúde, do controle de doenças e agravos no estado", afirma.
Representando a instituição na mesa de abertura, Jackson Alagoas destacou a importância da parceria entre FVS-RCP e CRF. “Essa aproximação e fortalecimento gera prevenção. Existem muitas áreas da vigilância em saúde em que a presença do farmacêutico é necessária. É importante que o farmacêutico esteja presente nas respostas às questões de saúde pública”, disse.
O presidente do CRF-AM, Reginaldo Costa, acrescentou sobre a solidez da parceria com a vigilância em saúde estadual. “Nós temos uma parceria institucional. A FVS abraça esse projeto que visa proporcionar a interação de instituições. E, acima de tudo, a interação entre os profissionais farmacêuticos”, afirmou.
Programação
A programação do 1º Congresso Farmacêutico do Amazonas inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações científicas, abordando desde a assistência farmacêutica e cuidado clínico até temas emergentes como inteligência artificial, empreendedorismo e saúde indígena.
Além da participação nas palestras, a FVS-RCP esteve presente com estande no congresso voltado para dialogar com os profissionais e acadêmicos de farmácia, divulgar suas ações de vigilância em saúde e aproximar a atuação técnica da comunidade científica e acadêmica.
FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.