Amazonas avança no combate à malária com capacitação sobre novo inseticida
Última atualização: 9 de Setembro de 2025 - 18:04
Participam do treinamento mais de 30 profissionais das secretarias municipais de saúde
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, nesta terça-feira (09/09), um treinamento prático e teórico com agentes de endemias das secretarias municipais de saúde e da própria fundação sobre o novo inseticida para borrifação intradomiciliar, uma estratégia de fortalecimento das ações de controle da malária no estado.
O treinamento reúne agentes de combate de endemias (ACE) e gerentes de endemias (GE) de municípios do interior e da capital. Durante a capacitação, os participantes analisaram a Nota Técnica do Ministério da Saúde, Nº 05/2025 CEMA/SVSA/MS, que orienta sobre a substituição do inseticida usado na Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), debatendo procedimentos, estratégias e boas práticas para garantir uma aplicação segura, eficiente e de impacto direto no controle da malária.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a capacitação representa uma etapa fundamental na estratégia de fortalecimento das ações de controle da malária, ao mesmo tempo em que qualifica os profissionais responsáveis por sua execução.
“Mais do que transmitir orientações técnicas, esse treinamento oferece aos participantes a oportunidade de internalizar procedimentos, esclarecer dúvidas e se preparar para implementar as ações de forma precisa e estratégica. Cada agente capacitado contribui diretamente para ampliar a proteção das comunidades e reduzir a incidência da malária, reforçando o compromisso da FVS-RCP com a saúde pública no Amazonas”, destacou.
O responsável pela Diretoria de Vigilância Ambiental (DVA), Elder Figueira, destacou a importância das notas técnicas como instrumentos estratégicos para a ação integrada no combate à malária.
“As notas técnicas fornecem orientações claras e padronizadas, servindo como instrumentos estratégicos para guiar os profissionais, alinhar procedimentos e fortalecer as ações de controle da malária, garantindo maior proteção e segurança para as comunidades”, afirmou.
O novo inseticida apresenta vantagens importantes em relação ao anteriormente utilizado na borrifação intradomiciliar. Por combinar dois ingredientes ativos com modos de ação distintos (neonicotinoide e piretroide), reduz o risco de resistência dos vetores e garante maior eficácia sustentada no controle de mosquitos. Além disso, proporciona residual mais longo, mantendo proteção contínua dentro das casas e reduzindo a necessidade de reaplicações frequentes, permitindo maior economia para os gestores municipais.
Entre os participantes estão representantes dos municípios de Manaquiri, Iranduba, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Careiro, Novo Airão, além da capital, Manaus. O treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais para a aplicação correta do novo inseticida, aumentando a eficácia das ações de controle de vetores e fortalecendo as estratégias de vigilância em saúde em todo o Amazonas, contribuindo diretamente para a proteção das comunidades e para a redução da incidência da malária no estado.
Foto: Aline Reis
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.