Boas Práticas: FVS-RCP fortalece empreendedoras de Manacapuru com formação em segurança alimentar
Última atualização: 24 de Setembro de 2025 - 15:50 
A ação incentiva a autonomia feminina e garante práticas seguras para impulsionar negócios locais
Buscando dar mais espaço, segurança e reconhecimento ao trabalho das mulheres, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quarta-feira (24/09), a “Capacitação Gastronomia Segura” em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A atividade, destinada às mulheres participantes da Feira das Mulheres Empreendedoras, tem foco nas boas práticas de manipulação de alimentos e a importância do licenciamento sanitário.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEMPM), a FVS-RCP e o Senac Manacapuru, e busca qualificar empreendedoras, fortalecendo o empreendedorismo feminino e a economia local.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a capacitação representa uma oportunidade para que as participantes aprimorem seus negócios com qualidade e segurança. “A FVS-RCP, por meio da Vigilância Sanitária, contribui de forma contínua para a disseminação das boas práticas em segurança alimentar. Essa ação fortalece a qualidade dos serviços e apoia a qualificação de mulheres que desejam crescer em suas trajetórias profissionais”, afirma Tatyana.
A diretora do departamento de Empreendedorismo da SEMPM, Rosângela Picanço, destaca que a parceria contribui para a proteção da saúde pública. “Essa ação é crucial para garantir a segurança dos alimentos e produtos produzidos, capacitar as empreendedoras com conhecimentos de higiene e biossegurança, e agregar valor aos seus negócios através da qualificação, protegendo assim a saúde pública e fortalecendo a economia local”, destaca Rosângela.
Em Manacapuru, a capacitação foi conduzida pelo subgerente da gerência de Produtos do Devisa/FVS-RCP, Helton Cruz. “O objetivo do treinamento é preparar as empreendedoras para adotar práticas adequadas e de qualidade na manipulação de alimentos, garantindo também a excelência dos produtos”, destaca Helton.
Ainda pela FVS-RCP, o treinamento contou com a participação da fiscal sanitária Thabata Padilha, nutricionista de formação, que compartilhou orientações e práticas com as participantes. A Feira das Mulheres Empreendedoras é um espaço que valoriza o talento de trabalhadoras da região, oferecendo visibilidade a seus produtos e incentivando a geração de renda no município.
TEXTO: Letícia Araújo; FVS-RCP
FOTOS: Divulgação / FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.