Notícias



Servidora da FVS-RCP é destaque na comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Amazônia
Última atualização: 1 de Outubro de 2025 - 15:22

O evento reúne 8 egressos da primeira turma do programa, estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa, nesta quarta-feira (1°/10), da Comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA). O evento ocorre nos dias 1° e 2 de outubro na Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia: IMLD), na zona Centro-Sul de Manaus.

O evento reúne 8 egressos da primeira turma do programa, estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde com objetivo de discutir avanços na área da pesquisa, a pós-graduação, que abordam o âmbito da saúde na Amazônia.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o PPGVIDA é estratégico para a saúde pública da região. “O programa tem papel essencial na formação de especialistas comprometidos com a realidade amazônica. Ao transformar conhecimento científico em soluções aplicadas, contribui diretamente para o fortalecimento do SUS e para a melhoria da qualidade de vida da população”, destaca Tatyana.

Durante a programação, os egressos da turma de 2015, que inaugurou o PPGVIDA, foram convidados a compartilhar experiências acadêmicas e profissionais, destacando a contribuição do mestrado em suas trajetórias e na saúde pública do Amazonas.

Entre eles está a farmacêutica-bioquímica da FVS-RCP, Layssa Barroso, integrante da 1ª turma do programa. “Este programa foi decisivo não apenas para a minha formação acadêmica, mas também para a consolidação da minha atuação na vigilância em saúde, conectando ciência, prática e inovação em benefício da nossa população”, ressalta Layssa.

A diretora da Fiocruz Amazônia (IMLD), Stefanie Costa, destaca que a instituição e a FVS-RCP mantêm uma parceria de longa data. “Trabalhamos juntos unindo esforços para produzir conhecimento a partir de evidências científicas e dados epidemiológicos, com o objetivo de transformar o cenário epidemiológico da região por meio de informação qualificada”, pontuou.

Sobre o PPGVIDA

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia.

 

 TEXTO: Letícia Araújo/ FVS-RCP

 FOTOS: Jennyfer / FVS-RCP


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.