Inovação em pauta: FVS-RCP apresenta propostas de intervenção em saúde
Última atualização: 2 de Outubro de 2025 - 19:05
Nesta quinta-feira (02/10), servidores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que participam do curso de especialização ofertado pelo Programa de Desenvolvimento de Gestores do SUS (DGPSUS), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, compartilharam as propostas de intervenção de suas atividades acadêmicas com colegas da instituição.
Na ocasião, foram apresentadas duas propostas voltadas ao fortalecimento da formação em serviço, no âmbito da vigilância em saúde no Amazonas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a relevância da iniciativa. “Esse momento representa o compromisso da nossa instituição em transformar conhecimento em prática. Cada proposta apresentada é fruto do empenho dos nossos servidores em buscar soluções inovadoras para os desafios da vigilância em saúde, alinhando ensino, ciência, gestão e compromisso social.”, disse.
Presente, e uma das especializadas do curso de Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS), a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Luciana Fé, ressaltou a importância da troca entre os profissionais. “As propostas são valiosas não apenas pelo conteúdo técnico e formativo, mas pela forma como envolvem diferentes áreas da FVS-RCP no diálogo. Esse processo fortalece nossa capacidade institucional e estimula o desenvolvimento contínuo dos servidores.”, pontuou.
Na linha de Educação em Saúde para Preceptores no SUS (PSUS), a servidora da FVS-RCP, Luciana Koba, atua na construção do plano de ensino e aprendizagem voltado à Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde no Amazonas. “No Brasil, ainda é reduzida a disponibilidade de mão de obra qualificada em vigilância em saúde, em diferentes campos de atuação. Considerando a expertise já consolidada no Amazonas, a criação de uma residência nessa área representa um passo essencial para fortalecer a prevenção e a resposta a agravos endêmicos e emergências em saúde pública”, avalia.
Participam do curso os servidores da FVS-RCP: David Oliveira, Érica Chagas, Erian Santos, Fabiana Bianchet, Luciana Fé, Luciana Koba e Walter Oliva Filho; além dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Alinne Antoline e Enock Santos.
Texto: Maíra Pessoa/ FVS-RCP
Foto: Divulgação/FVS- RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.