Notícias



Amazonas recebe encontro nacional da Rede Lacen para fortalecimento da vigilância laboratorial
Última atualização: 3 de Outubro de 2025 - 15:34

Evento reúne os 27 Lacens do Brasil para debater monitoramento de doenças, avanços tecnológicos e integração nacional

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) sedia, nesta sexta-feira (03/10), o V Encontro da Rede Lacen. O evento reúne diretores dos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública do Brasil, que compõem a rede nacional de laboratórios do SUS, e acontece no Hotel Intercity, em Manaus. 

O encontro é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e aborda temas como o monitoramento de doenças emergentes e reemergentes, levantamento situacional dos laboratórios centrais e atualizações tecnológicas no diagnóstico.

A diretor-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da integração dos laboratórios nacionais. “Os encontros da Rede Lacen reforçam o compromisso dos laboratórios com a vigilância laboratorial e a saúde pública. Fortalecer essa rede é garantir melhorias concretas na saúde do nosso país”, afirma Tatyana.

Durante o evento, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) da FVS-RCP, Marco Aurélio Oliveira, foi homenageado pela Rede Lacen em agradecimento ao acolhimento do diretores.

“A institucionalização da rede vai servir muito para que a gente possa estar mais perto dos estados, com cursos, capacitações, com outros eventos com o objetivo de fortalecer a integração da Rede Lacen”, afirma Marco Aurélio. 

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo, Rodrigo Ribeiro, ressalta que o encontro é fundamental para os laboratórios terem o mesmo conceito de qualidade. “Esse é o momento onde os 27 lacens se reúnem para debater não só problemas, mas as soluções que são encontradas por cada uma das regiões”, acrescenta Rodrigo. 

Sobre a Rede Lacen

O primeiro encontro da Rede Lacen foi realizado em novembro de 2021, em São Paulo, e teve como foco principal o apoio durante o período pandêmico a criação da Rede Lacen, uma iniciativa de cooperação interinstitucional entre os Lacens, visto que a pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade de uma rede articulada de laboratórios, permitindo respostas mais rápidas e eficientes às emergências de saúde pública.

O segundo encontro, realizado em novembro de 2022, em Brasília, abordou a padronização de processos e apoio institucional às políticas da qualidade para alinhar práticas operacionais dos Lacens.

O terceiro encontro, realizado em novembro de 2023, em Fortaleza, focou na Política de Vigilância Laboratorial, Qualidade e Investimento. Também foram discutidas estratégias para garantir a excelência na vigilância laboratorial e troca de experiências para assegurar os investimentos necessários para manter e aprimorar a infraestrutura dos Laboratórios Centrais.

O quarto encontro foi realizado em agosto de 2025, no Espírito Santo, e teve como tema principal a vigilância genômica executada pelos laboratórios e a nova Lei de Licitações.

 

TEXTO e FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP 


Aviso de Privacidade e Segurança de Dados

Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.