Automedicação: FVS-RCP reforça alerta sobre riscos à saúde e orienta uso responsável de medicamentos
Última atualização: 8 de Outubro de 2025 - 15:34
Ação aconteceu na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta nesta quarta-feira (08/10)
Fortalecendo a Campanha de Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto realizou, nesta quarta-feira (08/10), palestra sobre o Perigo da Automedicação na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), localizada na zona sul de Manaus. O evento foi direcionado para pacientes presentes no hospital.
O objetivo da ação é orientar os cidadãos sobre o uso racional de medicamentos, reforçando que a segurança depende da prescrição adequada, do acesso oportuno e do uso correto.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, levar informações diretamente aos usuários dos serviços de saúde é uma estratégia fundamental para incentivar práticas seguras. “A informação é uma ferramenta poderosa para prevenir riscos à saúde. Quando o cidadão entende os perigos da automedicação, ele se torna protagonista no cuidado com a sua saúde”, afirmou.
A gerente de Insumos Estratégicos da FVS-RCP, Eurenice Neves, destacou a importância da palestra. “A educação em saúde voltada para o uso racional de medicamentos desempenha um papel essencial na promoção da segurança do paciente e na melhoria da qualidade da atenção à saúde”, ressaltou.
Para Cristiane Torres, paciente presente na palestra, as orientações foram importantes. “Aqui a gente pôde aprender a não jogar remédio no lixo, nem os líquidos na pia, porque senão polui o rio, e isso ajuda a gente ter consciência de tudo que a gente faz”, disse Cristiane.
Durante a palestra, promovida pela Gerência de Insumos Estratégicos (GIES) da FVS-RCP, também foram repassadas orientações sobre o descarte correto de insumos e medicamentos vencidos, incentivando práticas sustentáveis no dia a dia.
TEXTO e FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.