FVS-RCP leva ciência e prevenção à população com exposição interativa de Vigilância em Saúde
Última atualização: 27 de Outubro de 2025 - 19:33
A ação integra a caravana científica Igararaçú, promovida pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) em parceria com a Fiocruz Amazônia e faz parte da rota rumo à COP 30
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, nesta segunda-feira (27/10), uma exposição interativa sobre prevenção em saúde, destacando vetores típicos da região amazônica, animais peçonhentos e espécies de morcegos com potencial de transmissão de doenças. O evento acontece a partir das 15h, no Mirante Lúcia Almeida, no Centro de Manaus, e inclui também a apresentação de equipamentos e insumos utilizados nas ações de vigilância e controle de doenças.
A iniciativa integra a caravana fluvial científica Igararaçú, promovida pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) em parceria com a FVS-RCP e a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia). O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas conjuntas sobre o controle de vetores, os impactos das mudanças climáticas na Amazônia e seus efeitos na saúde da população local. A embarcação Igararaçú parte de Manaus com destino a Belém, realizando uma série de eventos de divulgação científica ao longo do trajeto, como parte da preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a parceria reforça a missão da instituição com a promoção da saúde pública e o compartilhamento de conhecimento.
“É uma oportunidade de aproximar a ciência da população, levando informação qualificada e acessível. Além das exposições, teremos jogos interativos que ajudam a entender melhor a importância da vigilância e do cuidado com a própria saúde”, destacou Tatyana.
Coordenando a atividade, o diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, destaca que a ação visa despertar uma percepção mais ativa sobre o papel de cada pessoa na prevenção e a importância de compreender o ambiente e seus impactos no clima e na saúde.
“A FVS-RCP tem investido em estratégias inovadoras para fortalecer a consciência coletiva sobre o autocuidado. Quando o cidadão entende os riscos do ambiente e adota atitudes preventivas, toda a sociedade se beneficia. Essa exposição é um convite à reflexão sobre como o nosso entorno influencia a saúde e à prática concreta da prevenção”, reforçou Elder.
Programação Interativa de Educação em Saúde
A programação inclui exposição de caixas entomológicas, visualização de vetores em lupa entomológica com tela de LED, exposição de vetores vivos em gaiolas e maquete de casa experimental, apresentando de forma didática o trabalho das equipes de Entomologia.
Na área de Zoonoses, o público poderá conhecer a exposição de serpentes e morcegos, enquanto a equipe de Malária apresenta o mosquiteiro impregnado com inseticida, bomba de BRI, máquina do FOG, UBV costal, testes rápidos e esquemas de tratamento.
As ações de Educação em Saúde completam a experiência com o tapete da malária, materiais impressos, espaço infantil com mesas, cadeiras, desenhos e lápis de cera, além do manequim com Equipamento de Proteção Individual (EPI) da Entomologia. Para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico, haverá uma tela interativa com jogos educativos, promovendo engajamento e aprendizado de forma criativa.
A universitária Karina Ribeiro também participou da exposição e do quiz da prevenção. “Eu achei que iria acertar tudo, mas não sabia que quem transmite a doença é a fêmea do mosquito Aedes aegypti”, contou, em tom bem-humorado.
TEXTO e FOTO: Maíra Pessoa/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.