Saúde do Trabalhador: FVS-RCP realiza 3º Encontro de Referências Técnicas no Amazonas
Última atualização: 31 de Outubro de 2025 - 15:30
Profissionais de saúde compartilham estratégias e experiências sobre à saúde do trabalhador durante evento
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, o 3º Encontro com as Referências Técnicas de Saúde do Trabalhador do Amazonas, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde do trabalhador e ampliar a atuação das referências técnicas nos municípios do interior do estado.
Coordenado pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM), da FVS-RCP, o evento é voltado aos 62 municípios do Amazonas e ocorre transmissão virtual no auditório do Telessaúde da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o encontro consolida o compromisso do órgão com a valorização e o cuidado com quem atua no mundo do trabalho.
“Estamos em um espaço de troca e aprendizado que fortalece as ações de vigilância e cuidado à saúde do trabalhador e da trabalhadora. Esse diálogo é essencial para aprimorar as práticas e promover ambientes laborais mais seguros e saudáveis”, afirma.
A coordenadora do Cerest-AM/FVS-RCP, Cinthia Santos, ressalta a relevância da integração entre o estado e os municípios.
“Compartilhar desafios e avanços demonstra que nosso trabalho tem gerado resultados concretos. O encontro é uma oportunidade de diálogo direto entre o Cerest e as equipes municipais, fortalecendo a rede de vigilância”, destaca.
Representando o município de Fonte Boa, o profissional de saúde Andrel Bruno reforçou a importância da capacitação contínua.
“Essas formações nos atualizam sobre normas e procedimentos, além de incentivar o aumento das notificações. Isso reflete diretamente na qualidade das informações e na melhoria das práticas locais”, observa.
Durante a programação, serão abordados temas sobre a notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho, a produção de informações epidemiológicas que orientem as ações de vigilância e o desenvolvimento de estratégias conjuntas entre os municípios. Também estão previstas apresentações de experiências municipais, com foco na troca de práticas exitosas e desafios enfrentados no cotidiano da saúde do trabalhador.
Texto: Aline Reis/ FVS-RCP
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.