Boas Práticas em Destaque: FVS-RCP recebe certificados e reconhece equipes de Prevenção e Controle de Infecção
Última atualização: 5 de Novembro de 2025 - 16:10
Evento em Brasília reuniu coordenações estaduais e do DF para discutir estratégias nacionais e apresentar avanços regionais
O Amazonas participou da reunião anual promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada em Brasília nos dias 4 e 5 de novembro. O encontro reuniu profissionais das coordenações de Prevenção e Controle de Infecções e do Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária de todo o país. A representação do estado ficou sob responsabilidade de técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que conduz a coordenação estadual.
O evento teve como foco o fortalecimento das ações de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e o avanço das iniciativas voltadas à segurança do paciente. Pela FVS-RCP, participaram Gabriela Ramos, da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), e Márcio André Heidtmann Monteiro, do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa).
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a presença do Amazonas em espaços de articulação nacional contribui para o alinhamento das estratégias e o aprofundamento do diálogo entre estados e Governo Federal.
“Participar de um ambiente de construção coletiva como esse amplia as possibilidades de cooperação técnica e troca de experiências, aspectos fundamentais para aprimorar as ações de vigilância em saúde. Essa integração entre diferentes frentes de atuação é essencial para promover ambientes assistenciais mais seguros e fortalecer o cuidado à saúde no Amazonas”, destacou.
A diretora de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, enfatiza que a certificação reforça a adoção de práticas de prevenção cada vez mais qualificadas.
“Recebemos certificações tanto pela atuação das Coordenações Estaduais de Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde quanto pela área de Segurança do Paciente”, afirmou.
Além da entrega das certificações, a programação abordou temas estratégicos, como o lançamento do Modelo de Avaliação Sanitária Integrada de Hospitais (Projeto Serviço Seguro), a apresentação dos resultados parciais de 2025 e as avaliações nacionais de programas e práticas de segurança, além do projeto nacional de melhoria da higiene das mãos.
TEXTO: Maíra Pessoa/ FVS-RCP
FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Aviso de Privacidade e Segurança de Dados
Este portal coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas e mensurar a audiência do portal, bem como disponibilizar serviços públicos de qualidade. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.